Iniciação à Programação
APRESENTAÇÃO
Esta iniciativa tem como finalidade promover o ensino da programação nas escolas do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Arouca e aumentar os níveis de literacia digital dos nossos alunos 4º ano de escolaridade.
A iniciação à programação deverá ser entendida como mais uma ferramenta educacional ao serviço e em articulação com as restantes áreas curriculares e não como mais uma área disciplinar.
A principal finalidade deste projeto-piloto é a de que os alunos não só aprendam a programar mas, ao mesmo tempo, aprendam programando. A programação, para além de desenvolver nos alunos a sua criatividade em ciências da computação, promove uma visão mais alargada dos diferentes usos do computador e contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional.
Propõe-se que os alunos do 4.º ano efetuem um percurso de aprendizagem de modo evolutivo, podendo adaptar-se de acordo com as horas semanais destinadas às atividades e às características específicas dos alunos.
Partindo do pressuposto que a capacitação digital é cada vez mais uma necessidade que se repercutirá tanto no mundo do emprego como na vida quotidiana, o Agrupamento de Escolas de Arouca aceita, assim, o desafio da Direcção-Geral da Educação de ser uma as primeiras escolas a ensinar programação aos pequenos alunos dos 3º e/ou 4º anos de escolaridade.
OBJETIVOS
- entender e aplicar princípios e conceitos fundamentais das Ciências da Computação;
- descrever e representar simbolicamente sequências de ações de atividades do quotidiano;
- planificar sequências de instruções que permitam a realização de uma dada tarefa;
- utilizar diferentes tipos de dados (textos, números, entre outros);
- criar sequências de instruções que envolvam seleção e repetição;
- analisar algoritmos, identificando o seu resultado;
- reconhecer que um algoritmo pode ser reutilizado em diferentes situações;
- identificar um problema e decompô-lo em subproblemas;
- planificar e criar um projeto de forma estruturada;
- identificar e corrigir erros existentes na programação de um projeto;
- otimizar a programação da solução encontrada;
- resolver problemas, criar histórias animadas e construir jogos com recurso ao desenvolvimento de programas informáticos;
- usar as Tecnologias de Informação e Comunicação de forma responsável, competente, segura e criativa;
- desenvolver competências nas diferentes áreas das componentes do currículo, bem como nas áreas transversais, por exemplo, no âmbito da Educação para a Cidadania, em articulação com o professor titular da turma, sempre que o mesmo não seja o responsável pela implementação deste projeto;
- apresentar um projeto desenvolvido pelo seu grupo e partilhá-lo com outros;
METODOLOGIA
- Consta de uma programa gerido do modo mais aberto e flexível possível.
- O trabalho a desenvolver deve ser, tanto quanto possível, articulado com o professor titular da turma, nomeadamente ao nível da definição de projetos para alguns dos temas a abordar, na elaboração e correção de textos, ou na seleção de imagens e de sons a utilizar nos projetos.
- O projeto desenvolver-se-á ao longo do ano letivo, duas horas por semana.
- A lecionação será da responsabilidade do professor do IPRO em parceria com o professor titular da turma, durante um segmento de 60’, na aula de Oferta Complementar e outro segemento de 60’ em AEC.