Mensagem da Diretora

acruz diretora agrupamento Ser Diretora de um Agrupamento cuja missão é o desenvolvimento pessoal e social dos alunos constitui um desafio apenas possível de ser concretizado graças à cultura de participação e ao espírito colaborativo de todos os intervenientes.

De facto, numa sociedade cada vez mais exigente e competitiva, o Agrupamento de Escolas de Arouca aposta num Projeto Educativo que representa toda a comunidade educativa, compromete-a e envolve-a em torno de valores, finalidades e prioridades comuns. O êxito deste projeto dependerá sempre do empenho e desempenho de toda a comunidade educativa para a qual ele deverá traduzir, de forma clara e agregadora, a política da escola.

Neste projeto é claro o investimento na crescente autonomia dos seus alunos, no sentido de os preparar para enfrentar o futuro que é, em grande parte, imprevisível. Neste sentido, trata-se de um Agrupamento que gosta de enfrentar novos desafios e que tem plena consciência que a Escola já não pode limitar-se à transmissão dos saberes herdados do passado, mas deve passar a desenvolver competências num espaço de inovação e rigor.

Este Agrupamento rege-se por princípios de qualidade, ética, responsabilidade social, acolhimento e integração dos alunos, criando e potenciando sinergias, reforçando o sentido de responsabilidade de todos os seus intervenientes na criação de um clima de exigência, de rigor, de respeito e de solidariedade, tendo como finalidade o desenvolvimento integral do aluno.

Sejam bem vindos!


MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

O Agrupamento de Escolas de Arouca tem como missão o compromisso com: os alunos e com a sua formação integral; com a qualidade educativa; com a comunidade e com as suas necessidades, proporcionando um ambiente educativo estimulante, plural, universalista e integrador, onde todos se sintam felizes e encontrem resposta e apoio para a sua realização pessoal e profissional.

Visão

Simultaneamente, impulsionadora e inspiradora, para criarmos uma Escola transformadora e integradora que garanta a igualdade de oportunidades de acesso e de sucesso a todos os alunos; reconhecida pela qualidade do seu ambiente educativo e das relações humanas e institucionais que é capaz de estabelecer nos diferentes contextos de (inter)ação; queremos estar entre as melhores escolas do distrito de Aveiro, tendo em conta o IDS (índice de desenvolvimento social) em que estamos enquadrados, pelo sucesso académico e profissional dos nossos alunos, considerado o respetivo valor acrescentando, do ponto de vista dos resultados académicos e sociais.

Valores

Responsabilidade, Respeito, Empenho, Tolerância, Solidariedade, Igualdade, Disciplina, Equidade, Justiça, Liberdade, Cidadania, Amizade, e Empreendedorismo.

ORGÃOS

O Agrupamento de Escolas de Arouca possui orgãos de gestão e administração próprios: o Conselho Geral, a Direção, o Conselho Pedagógico, o Conselho Administrativo e os Departamentos.


SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Os serviços administrativos do Agrupamento funcionam na Escola Secundária de Arouca, de segunda à sexta, das 8,30h às 16,30h.


AUTOAVALIAÇÃO

A Lei 30, de 20 de dezembro de 2002, regulamenta o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior. Este normativo faz depender a avaliação das escolas de dois mecanismos avaliativos diferentes mas complementares: os processos de autoavaliação implementados nas próprias escolas e a avaliação externa.


ASSOCIAÇÕES DE PAIS / E.E.

Aos pais e encarregados de educação é reconhecido o direito de participação na vida da escola.
Nos onze estabelecimentos de ensino do AEA, estão formalmente constituídas diversas Associações de Pais e Encarregados de Educação.


ESTABELECIMENTOS

O Agrupamento de Escolas de Arouca integra 10 estabelecimentos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário.


CONTACTOS

Contactos dos Serviços Administrativos e dos responsáveis pelas escolas que constituem o agrupamento.