Logo HORAESA projeto

A HORAESA é o programa radiofónico  do Agrupamento de Escolas de Arouca, transmitido todas as sextas-feiras entre as 19h e 20h na Rádio Regional de Arouca (103.2 FM).

OBJETIVOS

O presente projeto tem como objetivos gerais:

  • enriquecer culturalmente a comunidade educativa; criar um espaço de abertura;
  • promover a participação, integração e harmonia entre todos os elementos da escola;
  • criar espírito de equipa; quebrar a rotina escolar;
  • fomentar a aquisição de técnicas que favoreçam um melhor desempenho escolar (no imediato) e profissional (no futuro);
  • proporcionar a reflexão em torno do papel que poderão desempenhar os media e especificamente, a rádio, na sociedade em geral e na escola em particular.

EMISSÕES 2016/2017

16 16 de junho de 2017

O último programa foi dedicado ao FUTURO. Os professores Dália Almeida, Fernando Alves, Isabel Gonçalves, Marco Costa, Márcia Ferreira e Vítor Correia debateram em direto as várias perspetivas do futuro: da escola, da família, da música, dos valores e ética e da tecnologia. O programa foi acompanhado de boa música e excelentes momentos de poesia declamados pelas alunas Giovana Gomes e Ana Barbosa do 11ºano.

15 09 de junho de 2017

Neste programa pretendemos divulgar o trabalho realizado na Associação de formação de teatro - Arouteatro , assim como os serviços que presta como factor de desenvolvimento individual e comunitário. Numa breve introdução, destacamos o significado do termo teatro assim como a sua origem. Também foram abordados os géneros principais como a tragédia, o drama e a comédia. Sobre a associação Arouteatro, conversamos com o vice presidente em que foram abordados alguns factores históricos que deram origem à formação da referida associação, a sua contextualização e as características mais importantes. Também foram referidas e evidenciadas as pessoas envolvidas, que trabalham na associação e o seu papel fundamental. A organização a nível da estrutura directiva, o funcionamento desta escola de teatro e a sua renovação não foram esquecidos. Foi referida ainda a importância da associação como um espaço de desenvolvimento individual e comunitário, qual a forma que os participantes da associação valorizam o seu contributo na mesma e o tipo de relações humanas emergem desta participação. Por fim, foram abordados os apoios que a associação usufrui.

14 02 de junho de 2017

O programa pretende dar relevo ao trabalho desenvolvido pelo Cine Clube de Arouca. Para desenvolver este tema, que esperemos seja do vosso agrado, encontraram-se em direto do estúdio da Rádio Regional de Arouca o professor Vítor Correia, responsável por esta emissão, e os seus convidados de honra - João Rita, Cátia Camisão e Tony Noites. Muito obrigada por terem aceitado o convite para realizarmos este HorAESA!

13 26 de maio de 2017

O programa de hoje será dedicado ao dia mundial da criança, comemorado no primeiro de Junho. Todas as coisas têm o seu valor. Há diferentes tipos de valores: os materiais (o dinheiro, a comida, os brinquedos) e os espirituais (a amizade, o carinho, o perdão). O que vale mais? O carinho e ternura dos pais, avós, tios ou uma playstation, um iPad ou uns lindos sapatos? Por vezes, trocamos os valores, damos mais importância ao que é material e esquecemos um pouco o que é realmente importante. E as pessoas? As pessoas são tão valiosas que até se diz que têm um valor incalculável, ou seja... é impossível calcular o seu valor. O seu valor é infinito. Todas as pessoas são muito valiosas: as crianças também! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.
É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente). Sabia que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950? Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida. As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham! Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras. Sabia que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde. Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança. Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!

12 19 de maio de 2017

O HorAESA de hoje dá a conhecer os concursos em que os departamentos do 1.o CEB e do pré-escolar participaram e os respetivos prémios arrecadados. É com muito orgulho que vemos reconhecido todo o trabalho e dedicação de professores e alunos. Divulgando esta forma de aprendizagem realçamos, também, a importância destas iniciativas no desenvolvimento de diversas capacidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade, nas nossas crianças.

11 12 de maio de 2017 O programa do dia 12 de maio é dedicado à Semana da Europa que se celebrou no Agrupamento entre os dias 8 e 12. Este programa conta com a participação dos docentes Marco Costa e Fernando Alves (edição e montagem), Dália Almeida ( elaboração do guião), Lúcia Alcatrão e Costa Gomes (entrevistas), Olga Soares (representação da equipa coordenadora no Agrupamento) e Márcia Ferreira (coordenação). Contamos ainda com a colaboração dos alunos Cláudia Paiva, Daniela Ramos e Miguel Santos (10ºF). Foram ainda participantes no programa a Coordenadora do Programa "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu", Dra. Alice Cunha e o eurodeputado Miguel Viegas.
10 05 de maio de 2017 Programa alicerçado na entrevista à Estagiária Francesa Flor Pluvinage, onde através de uma conversa muito interessante, nos explica o projecto onde se insere o seu trabalho em portugal. A não perder o que ela pensa dos portugueses, de Arouca das suas gentes e costumes. A não perder a selecção musical elaborada pela Professora, Flor Pluvinage onde foi buscar influências Sul- americanas e do Jazz, Ouçam mais uma edição, a não perder .
09 28 de abril de 2017

O HorAESA de hoje, dia 28 de abril de 2017, após a emissão da rubrica habitual das Notícias, reflete sobre a distinção entre viajante e turista. As alunas Ana Margarida Silva, Andreia Pinho, Mariana Almeida e Filipa Moreira foram à procura de viajantes e turistas e entrevistaram: Sara Resende, uma ex-emigrante da Suíça e turista acidental, Flore Pluvinage, assistente de Língua Francesa do Agrupamento de Escolas de Arouca que se considera uma viajante e a professora Rosa Sousa, uma viajante e turista que generosamente partilha connosco as suas viagens, levando-nos a sonhar com ela. A realização do programa é da responsabilidade da professora Márcia Ferreira e das alunas do 10.º E - Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde.

08 21 de abril de 2017

O HorAESA de hoje, dia 21 de abril de 2017, após a emissão da rubrica habitual das Notícias, celebra o Dia da Comunidade Luso Brasileira (comemorado a 22 de abril), instituído no Brasil pela Lei nº 5.720/67 para fortificar os laços que unem portugueses e brasileiros. Para desenvolver o tema da comunidade luso brasileira, presente em Arouca, em geral e no Agrupamento de Escolas de Arouca, em particular, em direto do estúdio da Rádio Regional de Arouca, reuniram-se os professores Isabel Gonçalves, Márcia Ferreira, Rúben Pereira e Vítor Correia, responsáveis pela emissão, e os professores Elisabete Alves e José Luís Alves, e o aluno Wallace Silva, convidados de honra.

07 31 de março de 2017 O programa desta edição é dedicado à Relação das Famílias com a Escola. O tempo das crianças é repartido entre a escola e a família. Além disso, os pais estão cada vez mais ocupados, querendo também ocupar os seus filhos com cada vez mais atividades. Basta ouvirmos as conversas que nos rodeiam para perceber as 'correrias' diárias entre as aulas de natação, ténis, ginástica, ballet para chegar a casa e ainda terem que fazer os trabalhos de casa. O objetivo é claro: proporcionar aos filhos uma educação com qualidade e diversidade elevada e, ao mesmo tempo, mantê-los ocupados. Não obstante, todo este processo traduz-se num outro fenómeno paralelo: os pais têm cada vez menos tempo (de qualidade) com os filhos! Estes ficam cada vez mais tempo nas escolas e as próprias instituições sentem a necessidade de se adaptarem à realidade e alterarem horários, alargando-os às horas de entrada e saída para serem capazes de dar resposta ao que os pais precisam. As crianças passam a ter a escola não como uma segunda casa mas muitas vezes, como a primeira! É neste sentido que urge, cada vez mais, que os pais e as escolas consigam aproveitar algum do tempo que ainda têm para se encontrarem e trocarem experiências e opiniões, traçando caminhos e medidas que os respetivos filhos e alunos possam percorrer com a finalidade de terem um maior sucesso no final desse trilho. Existem casos, também, em que a família não funciona, para esses existem diversas instituições, porém, não com aquela marca distintiva e alegre da família.
06 24 de março de 2017

O tema central do programa foi o Dia Mundial da Água. Neste programa os alunos Cláudia Paiva, Daniela Ramos e Miguel Santos, da turma 10ºF, Curso Profissional de Multimédia, mostram-nos a importância da Água, formas de poupança deste recurso e a situação dos rios e ribeiras em Arouca.

05 17 de março de 2017

A emissão do programa HorAESA, de 17 de março, deu destaque a duas notícias: a visita ao Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA) de professores e alunos dos 3 países parceiros - Espanha, França e Grécia - no âmbito do projeto Erasmus+ Geoparks; e a recente atribuição de um apoio monetário, pela Direção-Geral da Educação, ao Clube de Programação e Robótica do AEA. Relevaram-se, também, algumas datas comemorativas que se avizinhavam: Dia do Pai, Primavera, Dia da Floresta, Dia da Árvore, Sementeiras, Dia Mundial da Poesia. Aqui, têm oportunidade de ouvir entrevistas, mensagens, poesia e música. Não deixem de o fazer. Esta emissão foi da responsabilidade dos professores Costa Gomes e Isabel Gonçalves e teve a colaboração das professoras Amélia Rodrigues (subdiretora do AEA), Mónica Salas – de Espanha - (coordenadora do projecto Erasmus+ Geoparks), alunos dos vários países envolvidos neste projeto, Raquel Duarte (coordenadora do 1º CEB, Educadora Fátima (EB/JI de Rossas) e, ainda, de alunos da EB de Rossas e da EB de Moldes. A todos os que colaboraram e aos nossos patrocinadores (Casa Tem Tudo, Lojas da Visão e Meu Super Cavadinha), um sincero agradecimento.

04 10 de março de 2017

Neste programa pretendemos divulgar o trabalho realizado na Banda Musical de Figueiredo, assim como os serviços que presta como factor de desenvolvimento individual e comunitário. Assim, quisemos saber a importância do ensino da música nas bandas filarmónicas, na formação dos instrumentistas, sobretudo para a “execução instrumental e para a leitura da notação musical. Qual a função das escolas de música desenvolvidas nas bandas filarmónicas. Também foi descrita uma breve evolução das escolas de música nas bandas filarmónicas desde os anos 50 até aos nossos dias. Foram relatados alguns factores históricos que deram origem à Banda Musical de Figueiredo, a sua contextualização, e as suas características mais importantes. Foi ainda desenvolvida a problemática da escola de música da Banda Musical de Figueiredo e qual a sua organização. Por fim, foi abordada a questão da participação da banda como espaço de desenvolvimento individual e comunitário, de que forma os participantes da banda valorizam o seu contributo na mesma e que tipo de relações humanas emergem da participação na Banda Musical?

03 03 de março de 2017

Programa onde a tónica esteve no Carnaval e no Cortejo da nossa escola. Fomos entrevistar alunos, professores acerca do pulsar do Cortejo nas gentes de Arouca, qual o seu impacto. Paralelamente, demos a conhecer um projeto de Podcast que a escola se envolveu em parceria com grupos Espanhóis de Rádio. A não perder a seleção musical elaborada pelo Professor Rúben Pereira, onde foi buscar influências Nórdicas, mais concretamente na Islândia e musica dos anos oitenta. Ouçam mais uma edição, a não perder.

02 24 de fevereiro de 2017

O HorAESA de hoje, dia 24 de fevereiro de 2017, após a emissão da rubrica habitual das Notícias, dá a conhecer algumas profissões e percursos formativos ligados à área da saúde.
As alunas Adriana Fevereiro, Ana Margarida Silva, Catarina Teixeira e Joana Ferreira entrevistaram: Sara Amorim, profissional da área farmacêutica, Ana Rita Pinho, estudante do Curso de Radiologia, Cristina Amaral, recém-licenciada em Língua Gestual Portuguesa, Liliana Gomes, enfermeira e Ana Cristina Gomes, fisioterapeuta. Os seus testemunhos dão-nos conta do quão importante é o relacionamento humano nestas profissões.
A realização do programa é da responsabilidade da professora Márcia Ferreira e das alunas do 10.º E - Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde.

01 17 de fevereiro de 2017

No dia 17 de fevereiro de 2017, o programa HoraEsa retomou as suas emissões, com a abordagem do tema – “Turismo Sustentável”, nos estúdios da Rádio Regional de Arouca. Sendo este o tema aglutinador para as comemorações do Carnaval 2017 e, ao mesmo tempo, tratando-se de um vetor fundamental das preocupações de todos para o desenvolvimento de Arouca, a equipa do HoraEsa associou-se às mesmas e produziu, em direto, o programa que se segue. Nele participaram os professores Márcia Ferreira, Dália Almeida, Maria Gonçalves, Ruben Pereira, Fernando Alves e José Gomes, que responderam às questões colocadas pelo professor Vitor Correia. O habitual bloco noticioso ficou a cargo dos alunos Miguel Santos, Henrik Silva e José Pereira, do Curso Profissional de Multimédia, do 10.º ano, da turma F. Um agradecimento especial aos nossos patrocinadores – Casa Tem Tudo, Lojas Visão e Meu Super – pelo apoio, mais uma vez, prestado. Oiçam e partilhem…

OUTRAS EMISSÕES