Projeto Sala de Aula: observar, colaborar, perspetivar

 

APRESENTAÇÃO

Após a avaliação externa realizada ao Agrupamento de Escolas de Arouca, pela Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC), elaborou-se um Plano Estratégico de Melhoria (PEM) que se implementou nos dois últimos anos letivos.

Neste espaço, pretende-se que seja visível a partilha de conhecimentos e experiências individuais e/ou coletivas no âmbito das áreas prioritárias do PEM: acompanhamento do percurso formativo dos alunos após a escolaridade; supervisão pedagógica; rentabilização e otimização das TIC; simplificação dos documentos 50/5/1.

Pretende-se abrir caminho para a construção de um projeto de partilha e de conhecimento no domínio da educação. A importância desta abordagem ativa e de reflexão interna das práticas resulta numa mais-valia evidente para a formação de uma comunidade educativa aprendente, capaz de produzir conhecimento. Com as II Jornadas da educação (17 de julho de 2017), pretendemos fazer um balanço/monitorização do trabalho desenvolvido e encontrar outros campos de trabalho que nos orientem de encontro a uma escola com identidade e excelência.

Estas Jornadas são o culminar das diversas sinergias que surgem quando se estabelecem parcerias, neste caso com o Serviço de Apoio à Melhoria (SAME) da Universidade Católica e com o Centro de Formação AVCOA.

Para apresentar este trabalho contamos ainda com o excelente trabalho do grupo de autoavaliação, das estruturas pedagógicas intermédias, com os coordenadores e equipas de trabalho de cada uma das ações PEM e também com todos os profissionais da educação deste Agrupamento.

Numa altura em que surge abertura para a mudança convoco Paulo Freire: Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Adília Cruz
Diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca

DOCUMENTOS

Consulte aqui os documentos deste projeto.