Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

APRESENTAÇÃO

O Despacho n.º 5908/2017, publicado em Diário da República n.º 128/2017, Série II de 2017-07-05 autoriza, no âmbito das prioridades definidas no Programa do XXI Governo Constitucional para a área da educação, em regime de experiência pedagógica, a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018.

Envolver o Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA) no Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PPAFC) surgiu como algo natural e integrado no conjunto de iniciativas que têm sido desenvolvidas no âmbito da promoção do sucesso escolar. O esforço e o trabalho de investigação ação nesta área já se desenvolvem nas nossas escolas desde há vários anos.

A implementação do PPAFC depende, em grande medida, do envolvimento dos diversos elementos da comunidade educativa. Esta cultura de participação e partilha será determinante na construção de uma escola aberta à mudança, capaz de refletir sobre a sua ação, aprender, ajustar-se e a responder à exigência contínua de melhoria.

O projeto que agora se apresenta desafia todos a continuar um trabalho conjunto iniciado há alguns anos que, tendo sido difícil, tem sido reconhecido pela sua qualidade e excelência. O PPAFC permite-nos continuar a experimentar novas metodologias e práticas, pois dá-nos a possibilidade de aprofundar a autonomia nesta matéria.

A grande novidade será a autonomia dada às escolas para decidir sobre a fusão de disciplinas, realização de semanas temáticas, projetos interdisciplinares ou disciplinas semestrais. A flexibilização curricular é uma redefinição das aprendizagens essenciais

A flexibilização pode ser um passo para mais autonomia nas escolas. No AEA, o processo avançará no primeiro ano de cada ciclo (1.°, 5.°, 7.° e 10.° ano) e apenas em algumas escolas. No 1º ciclo, entram as seguintes escolas: Escola Básica de Paços, Moldes; a Escola Básica da Boavista; a Escola Básica nº1 de Arouca. No 5º ano de escolaridade, fazem parte do projeto 3 turmas da Escola Básica de Arouca e no 7º ano de escolaridade 3 turmas na Escola Secundária de Arouca.

As mudanças que se querem implementar dependem essencialmente da vontade e da capacidade dos docentes de cada turma se organizarem de outra forma e porem de pé atividades com outros colegas ou mais experimentais e participativas do que aulas expositivas.

Não há dúvidas que este projeto é um desafio para os professores, mas, muito particularmente, para os diretores, que deverão criar e implementar estratégias de flexibilização e orientar o trabalho dos professores para o envolvimento e participação daqueles que estão no centro de todo este trabalho: os alunos. Se assim acontecer, é uma oportunidade de gerir comportamentos, dar conta da indisciplina, construir uma escola para todos, em que todos aprendem com qualidade. A promoção de um ensino de qualidade e sucesso para todos os alunos - ao longo dos 12 anos de escolaridade obrigatória - implica garantir que o sucesso se traduz em aprendizagens efetivas e significativas, com conhecimentos consolidados, que são mobilizados em situações concretas que potenciam o desenvolvimento de competências de nível elevado, que, por sua vez, contribuem para uma cidadania de sucesso no contexto dos desafios colocados pela SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

Adília Cruz
Diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca

DOCUMENTOS

Consulte aqui os documentos deste projeto.