Eco-Escolas

Projeto Eco-Escolas

O que é?

Eco Schools é um Programa internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE) implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 1996.

Desenvolve-se atualmente em 67 países, mais de 51.000 escolas e envolvendo mais 19 milhões de estudantes. Em Portugal participam cerca de 1500 escolas e 650.000 estudantes, em 230 municípios.

A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, promover uma cidadania responsável e contribuir para uma escola e uma comunidade mais sustentáveis.

Objetivos

Os objetivos gerais do Programa Eco-Escola são:

  1. Aumentar o conhecimento (Sensibilização, Divulgação, Informação em Educação Ambiental/ EDS).
  2. Integrar a Educação Ambiental / EDS na educação formal, não formal e informal
  3. Contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030- ONU)
  4. Contribuir para o progresso na escala da literacia ambiental através do recurso a metodologias participativas de exercício da cidadania
  5. Melhorar a gestão ambiental da escola; sensibilizar e envolver a comunidade
  6. Envolver toda a comunidade escolar com ênfase nos alunos
  7. Orientar para a Ação (Mudança de atitude e comportamento, compromisso, participação e envolvimento, Cidadania e Governança).
  8. Abordar “pela positiva” as boas práticas de sustentabilidade (pedagogia de exemplo, construtiva)

Anualmente são desenvolvidos nas escolas temas de carater obrigatório (água, resíduos e energia) aos quais acresce um tema do ano, e outros temas no âmbito da cidadania e sustentabilidade. Na nossa escola, os temas escolhidos para o ano letivo 2019/20 são:

  • Espaços exteriores
  • Floresta
  • Biodiversidade

Contamos com a parceria de entidades e várias associações do concelho, nomeadamente Câmara Municipal de Arouca, Associação Geoparque Arouca e Cooperativa Agrícola de Arouca.