PAFC-EB Moldes

APRESENTAÇÃO DO PROJETO


Opções Curriculares

  • Disciplina Nova: Filosofia para Crianças (Oferta Complementar);
  • Projeto Bilingue – Educação Artística em inglês, com coadjuvação de docente do grupo 120;
  • Critérios de Avaliação – avaliação contínua, formativa e diversificada; ajustados ao currículo local;
  • DAC – • flexibilização de 15% do currículo, essencialmente, no âmbito do Projeto “Move-te por… Cogumelos”, que visa o desenvolvimento da literacia científica, associada à educação ambiental, à valorização do ecossistema e ao desenvolvimento de práticas sustentáveis que preservem a flora local. Pretende-se que os alunos promovam a conservação e a valorização dos recursos micológicos da região. Nesse propósito, eles irão pesquisar sobre a morfologia dos cogumelos, conhecer o seu ecossistema e os efeitos benéficos e maléficos das diferentes espécies destes fungos. Irão fazer saídas de campo e uma visita para conhecer o processo produtivo de cogumelos. Vão contactar com o conceito slow food, associado ao potencial dos cogumelos na exploração gastronómica. Vão reconhecer mais-valias ao nível estético, paisagístico e ecológico florestal;

Logotipo do Projeto

DAC


  • Escola: EB Paços - Moldes
    Turmas: 1º/ 2º ano AFC (1 turma) e 3º/4º ano (1 turma) e JI (1 turma, sempre que se justifica)
    Alunos: 34 alunos
  • Equipa:
    • Professores/as titulares: Cristiana Moreira (AFC), Paula Costa;
    • Professores/as coadjuvantes: Zulmira Noites (Educadora), Fátima Reis (Grupo 120), Adelaide Peres (bibliotecária).
  • Disciplinas Envolvidas:
    português, estudo do meio, educação artística (bilingue/inglês), educação para a cidadania, TIC.
  • Periodicidade:
    3ªfeira das 9h às 12h30m
  • Metodologia:
    trabalho projeto [tema: Move-te pelos cogumelos], trabalho colaborativo (grupo, pares), aprendizagens ativas, diversificação de ambientes de aprendizagem (espaços, recursos).
  • Áreas de competência prioritárias a desenvolver:
    Pensamento Crítico e Pensamento criativo; Bem-estar, Saúde e Ambiente; Sensibilidade Estética e Artística; Relacionamento Interpessoal; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Informação e Comunicação.
  • Perfil Aluno a desenvolver:
    Comunicador; Conhecedor/Informado; Criativo; Investigador; Crítico/Analítico; Participativo; Responsável/Autónomo;
  • Conteúdos:
    Desenvolvimento sustentável; empreendedorismo; ecossistemas; seres vivos;
  • Produto/Resultado:
    Vídeo, Folheto/Roteiro, Álbum Digital, Exposição dos trabalhos realizados; receitas.
  • Data Final:
    final do ano letivo.
  • Parcerias:
    Associação Geoparque Arouca, Associação Agrícola de Arouca; Associação florestal Entre Douro e Vouga; Arouca Agrícola; Restaurante Pedagógico da ESA; Associação de Pais.

Cidadania e Desenvolvimento


Presente em:

  • Assembleia de Turma:
    espaço de formação e mediação socioeducativa, no sentido de investir nas relações interpessoais e apostar na transformação pessoal e social;
  • Abordagem transversal nas diferentes disciplinas, articulada com os diferentes conteúdos, especialmente nos domínios: desenvolvimento sustentável, direitos humanos, educação ambiental, interculturalidade, saúde.
  • DAC:
    • Domínios da Cidadania e Desenvolvimento a trabalhar prioritariamente:
      DUCAÇÃO AMBIENTAL (A3) preservação dos ecossistemas - EMPREENDEDORISMO (C3)- ideia de negócio DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (A1) – empreendimentos ecologicamente corretos e economicamente viáveis sem comprometimento dos respectivos recursos.
    • Objetivo:
      Promover a conservação e a valorização dos recursos micológicos da região.

Diário do Projeto (em atualização)