PAFC-EB Moldes
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Opções Curriculares
- Disciplina Nova: Filosofia para Crianças (Oferta Complementar);
- Projeto Bilingue – Educação Artística em inglês, com coadjuvação de docente do grupo 120;
- Critérios de Avaliação – avaliação contínua, formativa e diversificada; ajustados ao currículo local;
- DAC – • flexibilização de 15% do currículo, essencialmente, no âmbito do Projeto “Move-te por… Cogumelos”, que visa o desenvolvimento da literacia científica, associada à educação ambiental, à valorização do ecossistema e ao desenvolvimento de práticas sustentáveis que preservem a flora local. Pretende-se que os alunos promovam a conservação e a valorização dos recursos micológicos da região. Nesse propósito, eles irão pesquisar sobre a morfologia dos cogumelos, conhecer o seu ecossistema e os efeitos benéficos e maléficos das diferentes espécies destes fungos. Irão fazer saídas de campo e uma visita para conhecer o processo produtivo de cogumelos. Vão contactar com o conceito slow food, associado ao potencial dos cogumelos na exploração gastronómica. Vão reconhecer mais-valias ao nível estético, paisagístico e ecológico florestal;
DAC
- Escola: EB Paços - Moldes
Turmas: 1º/ 2º ano AFC (1 turma) e 3º/4º ano (1 turma) e JI (1 turma, sempre que se justifica)
Alunos: 34 alunos - Equipa:
- Professores/as titulares: Cristiana Moreira (AFC), Paula Costa;
- Professores/as coadjuvantes: Zulmira Noites (Educadora), Fátima Reis (Grupo 120), Adelaide Peres (bibliotecária).
- Disciplinas Envolvidas:
português, estudo do meio, educação artística (bilingue/inglês), educação para a cidadania, TIC. - Periodicidade:
3ªfeira das 9h às 12h30m - Metodologia:
trabalho projeto [tema: Move-te pelos cogumelos], trabalho colaborativo (grupo, pares), aprendizagens ativas, diversificação de ambientes de aprendizagem (espaços, recursos). - Áreas de competência prioritárias a desenvolver:
Pensamento Crítico e Pensamento criativo; Bem-estar, Saúde e Ambiente; Sensibilidade Estética e Artística; Relacionamento Interpessoal; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Informação e Comunicação. - Perfil Aluno a desenvolver:
Comunicador; Conhecedor/Informado; Criativo; Investigador; Crítico/Analítico; Participativo; Responsável/Autónomo; - Conteúdos:
Desenvolvimento sustentável; empreendedorismo; ecossistemas; seres vivos; - Produto/Resultado:
Vídeo, Folheto/Roteiro, Álbum Digital, Exposição dos trabalhos realizados; receitas. - Data Final:
final do ano letivo. - Parcerias:
Associação Geoparque Arouca, Associação Agrícola de Arouca; Associação florestal Entre Douro e Vouga; Arouca Agrícola; Restaurante Pedagógico da ESA; Associação de Pais.
Cidadania e Desenvolvimento
Presente em:
- Assembleia de Turma:
espaço de formação e mediação socioeducativa, no sentido de investir nas relações interpessoais e apostar na transformação pessoal e social; - Abordagem transversal nas diferentes disciplinas, articulada com os diferentes conteúdos, especialmente nos domínios: desenvolvimento sustentável, direitos humanos, educação ambiental, interculturalidade, saúde.
- DAC:
- Domínios da Cidadania e Desenvolvimento a trabalhar prioritariamente:
DUCAÇÃO AMBIENTAL (A3) preservação dos ecossistemas - EMPREENDEDORISMO (C3)- ideia de negócio DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (A1) – empreendimentos ecologicamente corretos e economicamente viáveis sem comprometimento dos respectivos recursos. - Objetivo:
Promover a conservação e a valorização dos recursos micológicos da região.
- Domínios da Cidadania e Desenvolvimento a trabalhar prioritariamente:
Diário do Projeto (em atualização)
- Dia Mundial da Alimentação em articulação com o projeto "Heróis da Fruta"
- Saída de campo "À procura de cogumelos I"
- Saída de campo "À procura de cogumelos II"
- Brainstorming
- "Cogumelos do Outono": realização de cogumelos com elementos da natureza
- S. Martinho, Magusto
- Dia Internacional dos Direitos da Criança
- Molas de Natal
- Partes cogumelo em inglês
- Natal