PAFC-EB Canelas

APRESENTAÇÃO DO PROJETO


Opções Curriculares

  • Disciplina Nova: Filosofia para Crianças (Oferta Complementar);
  • Projeto Bilingue – Educação Artística em inglês, com coadjuvação de docente do grupo 120;
  • Critérios de Avaliação – avaliação contínua, formativa e diversificada; ajustados ao currículo local;
  • DAC – Desenvolvimento do Projeto “Rancho Infantil” (Flexibilização de 15% do currículo). Pretende-se que os alunos identifiquem elementos da herança folclórica local; se comprometam com a preservação do património cultural local e da própria humanidade; expressam a sua história e a sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio; e desenvolvam as aprendizagens e objetivos pedagógicos em ambas as línguas (português e inglês) no ensino das expressões. Nesse propósito, os alunos estudam o folclore local e do rancho folclórico das lavradeiras de canelas: elementos do património cultural local; história do Rancho Folclórico Lavradeiras de Canelas; caracterização dos trajes; melodias e danças do Rancho; modas, brincadeiras e trajes infantis. Criam um rancho infantil no intuito de - promover a partilha, a vivência em comunidade, o espírito fraterno de entre ajuda, a desenvoltura, a auto confiança. Finalmente divulgar o Rancho Infantil numa apresentação pública.

Logotipo do Projeto

DAC


  • Escola: Polo Escolar de Canelas
    Turmas: 1º (AFC) e 2º, 3º e 4º ano (2 turmas)
    Alunos: 32 alunos
  • Equipa:
    • Professores/as titulares: Rui Gomes, Luis Valente;
    • Professores/as coadjuvantes: Isabel Gonçalves (profª Bibliotecária), Odete Teixeira (grupo 120), Madalena Duarte (110);
  • Disciplinas Envolvidas:
    português, estudo do meio, educação artística (bilingue/inglês), educação para a cidadania, TIC.
  • Periodicidade:
    4ªfeira das 9h às 12h30m
  • Metodologia:
    trabalho projeto; trabalho colaborativo (grupo, pares); aprendizagens ativas; diversificação de ambientes de aprendizagem (espaços, recursos).
  • Áreas de competência prioritárias a desenvolver:
    Informação e Comunicação; Sensibilidade Estética e Artística; Pensamento Crítico e Pensamento criativo, Relacionamento Interpessoal; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia.
  • Perfil Aluno a desenvolver:
    Comunicador; Conhecedor/Informado; Criativo; Investigador; Crítico/Analítico; Participativo; Responsável/Autónomo;
  • Conteúdos:
    • Português
      ORALIDADE (O) LEITURA E ESCRITA (LE).
    • Estudo do Meio
      O PASSADO MAIS LONGÍNQUO DA CRIANÇA; INSTITUIÇÕES E SERVIÇOS EXISTENTES NA COMUNIDADE. TIC – PROCESSAMENTO DE TEXTO; IMAGEM, VÍDEO
    • Educação Artística
      TÉCNICAS DIVERSAS DE EXPRESSÃO (e em duas línguas o português e inglês)
  • Produto/Resultado:
    Rancho Infantil (c/logotipo e bandeira);livro digital
  • Data Final:
    final do ano letivo.
  • Parcerias:
    AGA – Associação do Racho Folclórico as Lavradeiras de Canelas; Cine Clube de Arouca; Câmara Municipal de Arouca e Associação de Pasis e Encarregados de Educação da Boavista; Junta de freguesia de Canelas

Cidadania e Desenvolvimento


Presente em:

  • Assembleia de Turma:
    espaço de formação e mediação socioeducativa, no sentido de investir nas relações interpessoais e apostar na transformação pessoal e social;
  • Abordagem transversal nas diferentes disciplinas, articulada com os diferentes conteúdos, especialmente nos domínios: INTERCULTURALIDADE (A5); EMPREENDEDORISMO (C3).
  • DAC:
    • Domínios da Cidadania e Desenvolvimento a trabalhar prioritariamente:
      INTERCULTURALIDADE - consciência e preservação da cultura etnológica local; EMPREENDEDORISMO – criação de um grupo de rancho
    • Objetivo:
      criar um Rancho Infantil como agente difusor da cultura local, aliando a cultura artística à salvaguarda do património cultural.

Diário do Projeto (em atualização)


  1. Visita de estudo ao rancho As Lavradeiras de Canelas
  2. Pesquisa – palavra rancho
  3. Peddypaper ao museu_Lavradeiras de Canelas, com guião
  4. BIL – trajes (ficha: área vocabular)
  5. Mindfullness
  6. PMI1 – Chuva de ideias
  7. PMI2 - Árvore de atividades, registos
  8. BIL – Efriend – intercâmbio com uma escola de Bolonha, Itália
  9. Rancho Infantil
  10. Logotipo
  11. Carnaval