PAFC-EB Arouca

APRESENTAÇÃO DO PROJETO


Opções Curriculares

  • Disciplina Nova: Filosofia para Crianças (Oferta Complementar);
  • Projeto Bilingue – Educação Artística em inglês, com coadjuvação de docente do grupo 120;
  • Critérios de Avaliação – avaliação contínua, formativa e diversificada; ajustados ao currículo local;
  • DAC – flexibilização de 15% do currículo, essencialmente, no âmbito do Projeto “Move-te pelo Lobo Ibérico”, que visa o desenvolvimento da literacia científica, associada à educação ambiental, à valorização do ecossistema e ao desenvolvimento de práticas sustentáveis que preservem a fauna local.
    O lobo-ibérico é uma espécie, que no nosso território, se encontra em perigo de extinção. Apenas uma alcateia percorre as serras da Freita e Arada e a sua sobrevivência depende de vários fatores, entre eles a manutenção do seu habitat.
    Os alunos das turmas envolvidas estão curiosos com a vida deste predador e, durante este ano letivo, decidiram-se «Mover-se pelo lobo-ibérico» e conhecer quem, diariamente, trabalha em prol da melhoria do seu habitat, como a ACHLI, o Grupo Lobo…
    Pretende-se desmistificar, juntos dos nossos alunos, a herança cultural fortemente negativa associada a este mamífero, promover um conhecimento real sobre esta espécie em todos os seus aspetos (morfologia, alimentação, modo de vida, habitat…), identificar fragilidades na sua sobrevivência e atuar em conformidade com os problemas encontrados. Neste sentido, os alunos irão realizar uma investigação profunda com o apoio das associações que trabalham para a sua preservação, fazendo o reconhecimento de alguns trilhos deste animal, contactando também com pastores para ouvir e compreender o outro lado e ao mesmo tempo sensibilizá-los para a necessidade premente de conservar esta espécie, reflorestar a zona do Vidoeiro, situada na Serra da Freita, para o melhoramento do habitat do lobo na nossa localidade e conhecer o processo de reintrodução de presas na nossa floresta, nomeadamente o corço e sua monitorização através dos colares. Os alunos terão ainda a oportunidade de contactar com o fotógrafo de renome João Cosme que irá partilhar algumas curiosidades sobre o mundo animal por ele fotografado. Por fim, irão realizar um espetáculo de sensibilização aberto à comunidade, para a angariação de fundos que reverterá para o apoio à causa do Lobo Ibérico, com o apadrinhamento de vários exemplares desta espécie e que estão a ser acompanhados pelo Centro Recuperação do Lobo Ibérico.
    Paralelamente, ao longo do ano, os alunos irão explorar histórias relacionadas com o lobo, trabalhar em teatro e musica o poema sinfónico “O Pedro e o Lobo” de Sergei Projkofiev, e exprimir artisticamente todas estas vivências com trabalhos plásticos em duas e três dimensões, desenvolvendo a criatividade e imaginação.

DAC


  • Escola: Escola Básica Nº1 de Arouca
    Turmas: 2º ano AFC (2 turmas: A e B) e 3º/4ºC ano (1 turma)
    Alunos: 65 alunos
  • Equipa:
    • Professores/as titulares: Dorinda Sousa (AFC), Paula Cunha (AFC); Fátima Almeida;
    • Professores/as coadjuvantes: Fátima Reis (Grupo 120), Júlia Dias (Educadora) Adelaide Peres (Bibliotecária)
    • Professora convidada: Raquel Cerca
  • Disciplinas Envolvidas:
    português, estudo do meio, educação artística (bilingue/inglês), educação para a cidadania, TIC.
  • Periodicidade:
    5ªf, das 9h-12,30h
  • Metodologia:
    trabalho projeto [tema: Lobo Ibérico], trabalho colaborativo (grupo, pares), aprendizagens ativas, diversificação de ambientes de aprendizagem (espaços, recursos).
  • Áreas de competência prioritárias a desenvolver:
    Pensamento Crítico e Pensamento criativo; Bem-estar, Saúde e Ambiente; Sensibilidade Estética e Artística; Relacionamento Interpessoal; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Informação e Comunicação.
  • Perfil Aluno a desenvolver:
    Comunicador; Conhecedor/Informado; Criativo; Investigador; Crítico/Analítico; Participativo; Responsável/Autónomo;
  • Conteúdos:
    Ecossistemas; seres vivos;
  • Produto/Resultado:
    Livro digital e possivelmente impresso, exposição final dos trabalhos, espetáculo musico-teatral aberto à comunidade para angariação de fundos a reverter para a causa Lobo Ibérico; Vídeo sobre o trabalho realizado.
  • Data Final:
    final do ano letivo.
  • Parcerias:
    Associação Geopark Arouca, ACHLI / Universidade de Aveiro, CRLI, Associação Florestal, Câmara Municipal de Arouca, Banda Musical de Arouca.

Cidadania e Desenvolvimento


Presente em:

  • Assembleia de Turma:
    espaço de formação e mediação socioeducativa, no sentido de investir nas relações interpessoais e apostar na transformação pessoal e social;
  • Abordagem transversal nas diferentes disciplinas, articulada com os diferentes conteúdos, especialmente nos domínios: desenvolvimento sustentável, direitos humanos, educação ambiental, interculturalidade, saúde.
  • DAC:
    • Domínios da Cidadania e Desenvolvimento a trabalhar prioritariamente:
      EDUCAÇÃO AMBIENTAL (A3) - consciência ecológica; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (A1) – ações de reflorestamento para melhorar o habitat do Lobo Ibérico e de sensibilização para a preservação da espécie e EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDORISMO – espetáculo para a angariação de fundos.
    • Objetivo:
      Preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.

Diário do Projeto


  1. Vamos partilhar ideias: Brainstorming
  2. Mamífero peninsular: Puzzle do lobo
  3. Sessão temática: Workshop em articulação com a ACHLI ( Associação para a Conservação do Habitat do Lobo Ibérico)e AGA (Associação Geoparque Arouca)
  4. À descoberta do Lobo Ibérico: Pesquisa / BI do Lobo Ibérico
  5. O lobo do outono (composição da anatomia do lobo “em 2D”com recurso a materiais da Natureza relacionados com a estação do outono).
  6. À descoberta de histórias com o lobo - “ Não tenhas medo, Lobo Mau!”, “Corre corre cabacinha”, “ A ovelhinha que veio para jantar”(em articulação com a semana da Alimentação), “Baralhando Histórias”, “ O Lobo Ibérico e o Capuchinho Vermelho”, “ História Secreta do Pedro e o Lobo”.
  7. “Eu conto uma história sobre um lobo” Inventar histórias / reconto oral
  8. Poema sinfónico “Pedro e o Lobo” de Sergei Prokofiev – paralelismo entre os animais da história e os respetivos instrumentos de trabalho
  9. Ensaio e canto das três peças musicais do poema sinfónico “Pedro e Lobo”: a canção do Pedro, a canção do gato e a canção do caçador
  10. Escrita criativa - acróstico
  11. “O meu lobo é especial” -Construção do lobo “em 3D” com materiais recicláveis e ficha técnica do lobo.
  1. “A nossa mascote”- pasta de papel, primeira fase: rasgar papel
  2. Mindfulness.
  3. “Os finalistas do Jardim de Infância e o Lobo Ibérico” -Articulação com o Pré-escolar no Projeto “Indo para a escola”
  4. “Feliz Natal Lobo Mau”- Natal ( Festa, teatro, cartões)
  5. TIC: Exploração da ferramenta digital Kahoot. Avaliação de conhecimentos sobre a temática “Lobo Ibérico”, com recurso aos tablets das BE
  6. “Wolf”Artes visuais – Bilingue – construção do cartaz do lobo e exploração oral e escrito de vocabulário na língua inglesa
  7. Origami do Lobo Ibérico
  8. O Habitat do Lobo ibérico aos nossos olhos
  9. Vamos à dramatização da peça: “O Pedro e o Lobo”.
  10. Melhorar o habitat do Lobo Ibérico -  Ação de reflorestação na Serra da Freita (Vidoeiro) em articulação com a AGA e Associação Florestal