PAFC-EB Arouca
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Opções Curriculares
- Disciplina Nova: Filosofia para Crianças (Oferta Complementar);
- Projeto Bilingue – Educação Artística em inglês, com coadjuvação de docente do grupo 120;
- Critérios de Avaliação – avaliação contínua, formativa e diversificada; ajustados ao currículo local;
- DAC – flexibilização de 15% do currículo, essencialmente, no âmbito do Projeto “Move-te pelo Lobo Ibérico”, que visa o desenvolvimento da literacia científica, associada à educação ambiental, à valorização do ecossistema e ao desenvolvimento de práticas sustentáveis que preservem a fauna local.
O lobo-ibérico é uma espécie, que no nosso território, se encontra em perigo de extinção. Apenas uma alcateia percorre as serras da Freita e Arada e a sua sobrevivência depende de vários fatores, entre eles a manutenção do seu habitat.
Os alunos das turmas envolvidas estão curiosos com a vida deste predador e, durante este ano letivo, decidiram-se «Mover-se pelo lobo-ibérico» e conhecer quem, diariamente, trabalha em prol da melhoria do seu habitat, como a ACHLI, o Grupo Lobo…
Pretende-se desmistificar, juntos dos nossos alunos, a herança cultural fortemente negativa associada a este mamífero, promover um conhecimento real sobre esta espécie em todos os seus aspetos (morfologia, alimentação, modo de vida, habitat…) e que passa também pela identificação dos constrangimentos que o mesmo encontra na sua sobrevivência, para que possam atuar e intervir, de forma a minorar as essas fragilidades. Perseguindo estes pressupostos e em articulação as instituições que trabalham no terreno a favor da preservação do lobo-ibérico, os alunos irão realizar várias saídas de campo, a saber:
-Reconhecimento dos trilhos deste animal;
-Contacto com um pastor para ouvir e compreender a sua relação com o lobo-ibérico;
- Reflorestação com sobreiros, da zona do Vidoeiro, situada na Serra da Freita, para o melhoramento do habitat do lobo na nossa localidade;
-Conhecimento do processo de reintrodução de presas na nossa floresta, nomeadamente o corço e sua monitorização através dos colares.
Paralelamente irão realizar um espetáculo teatro-musical aberto à comunidade, baseado no poema sinfónico “O Pedro e o Lobo” de Sergei Projkofiev, cujo o intuito será a angariação de fundos para apoiar a causa do lobo-ibérico, com o apadrinhamento de vários exemplares desta espécie que estão a ser acompanhados pelo Centro Recuperação do Lobo Ibérico.
Ao longo do ano, serão exploradas histórias relacionadas com o lobo, havendo espaço para a criação da sua própria história e posterior edição em livro e também realizadas atividades de expressão artística que espelharão todas estas vivências com trabalhos plásticos em duas e três dimensões, desenvolvendo a criatividade e imaginação.
DAC
- Escola: Escola Básica Nº1 de Arouca
Turmas: 2º ano AFC (2 turmas: A e B) e 3º/4ºC ano (1 turma)
Alunos: 65 alunos - Equipa:
- Professores/as titulares: Dorinda Sousa (AFC), Paula Cunha (AFC); Fátima Almeida;
- Professores/as coadjuvantes: Fátima Reis (Grupo 120), Júlia Dias (Educadora) Adelaide Peres (Bibliotecária)
- Professora convidada: Raquel Cerca
- Disciplinas Envolvidas:
português, estudo do meio, educação artística (bilingue/inglês), educação para a cidadania, TIC. - Periodicidade:
5ªf, das 9h-12,30h - Metodologia:
trabalho projeto [tema: Lobo Ibérico], trabalho colaborativo (grupo, pares), aprendizagens ativas, diversificação de ambientes de aprendizagem (espaços, recursos). - Áreas de competência prioritárias a desenvolver:
Pensamento Crítico e Pensamento criativo; Bem-estar, Saúde e Ambiente; Sensibilidade Estética e Artística; Relacionamento Interpessoal; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Informação e Comunicação. - Perfil Aluno a desenvolver:
Comunicador; Conhecedor/Informado; Criativo; Investigador; Crítico/Analítico; Participativo; Responsável/Autónomo; - Conteúdos:
Ecossistemas; seres vivos; - Produto/Resultado:
Livro digital e possivelmente impresso, exposição final dos trabalhos, espetáculo musico-teatral aberto à comunidade para angariação de fundos a reverter para a causa Lobo Ibérico; Vídeo sobre o trabalho realizado. - Data Final:
final do ano letivo. - Parcerias:
Associação Geopark Arouca, ACHLI / Universidade de Aveiro, CRLI, Associação Florestal, Câmara Municipal de Arouca, Banda Musical de Arouca, Escola de Música de Moldes, Biblioteca da ESA, Curso de Animação Sócio-Cultural.
Cidadania e Desenvolvimento
Presente em:
- Assembleia de Turma:
espaço de formação e mediação socioeducativa, no sentido de investir nas relações interpessoais e apostar na transformação pessoal e social; - Abordagem transversal nas diferentes disciplinas, articulada com os diferentes conteúdos, especialmente nos domínios: desenvolvimento sustentável, direitos humanos, educação ambiental, interculturalidade, saúde.
- DAC:
- Domínios da Cidadania e Desenvolvimento a trabalhar prioritariamente:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (A3) - consciência ecológica; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (A1) – ações de reflorestamento para melhorar o habitat do Lobo Ibérico e de sensibilização para a preservação da espécie e EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDORISMO – espetáculo para a angariação de fundos. - Objetivo:
Preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.
- Domínios da Cidadania e Desenvolvimento a trabalhar prioritariamente:
Diário do Projeto
- Vamos partilhar ideias: Brainstorming
- Mamífero peninsular: Puzzle do lobo
- Sessão temática: Workshop em articulação com a ACHLI ( Associação para a Conservação do Habitat do Lobo Ibérico)e AGA (Associação Geoparque Arouca)
- À descoberta do Lobo Ibérico: Pesquisa / BI do Lobo Ibérico
- O lobo do outono (composição da anatomia do lobo “em 2D”com recurso a materiais da Natureza relacionados com a estação do outono).
- À descoberta de histórias com o lobo - “ Não tenhas medo, Lobo Mau!”, “Corre corre cabacinha”, “ A ovelhinha que veio para jantar”(em articulação com a semana da Alimentação), “Baralhando Histórias”, “ O Lobo Ibérico e o Capuchinho Vermelho”, “ História Secreta do Pedro e o Lobo”.
- “Eu conto uma história sobre um lobo” Inventar histórias / reconto oral
- Poema sinfónico “Pedro e o Lobo” de Sergei Prokofiev – paralelismo entre os animais da história e os respetivos instrumentos de trabalho
- Ensaio e canto das três peças musicais do poema sinfónico “Pedro e Lobo”: a canção do Pedro, a canção do gato e a canção do caçador
- Escrita criativa - acróstico
- “O meu lobo é especial” -Construção do lobo “em 3D” com materiais recicláveis e ficha técnica do lobo.
- “A nossa mascote”- pasta de papel, primeira fase: rasgar papel
- Mindfulness.
- “Os finalistas do Jardim de Infância e o Lobo Ibérico” -Articulação com o Pré-escolar no Projeto “Indo para a escola”
- “Feliz Natal Lobo Mau”- Natal ( Festa, teatro, cartões)
- TIC: Exploração da ferramenta digital Kahoot. Avaliação de conhecimentos sobre a temática “Lobo Ibérico”, com recurso aos tablets das BE
- “Wolf”Artes visuais – Bilingue – construção do cartaz do lobo e exploração oral e escrito de vocabulário na língua inglesa
- Origami do Lobo Ibérico
- O Habitat do Lobo ibérico aos nossos olhos
- Vamos à dramatização da peça: “O Pedro e o Lobo”.
- Melhorar o habitat do Lobo Ibérico - Ação de reflorestação na Serra da Freita (Vidoeiro) em articulação com a AGA e Associação Florestal
- O Lobo Ibérico e o Capuchinho Vermelho, uma história ilustrada e recontada pelos alunos das turmas 2ºA, 2ºB e 3º/4ºC.
Uma adaptação do livro "Capuchinho Vermelho e o Lobo Ibérico", de Fafa Katz. - Construção do livro "O Lobo Ibérico e o Capuchinho Vermelho"
- Árvore das atividades
- Apresentação do livro "O Lobo Ibérico e o Capuchinho Vermelho"
- O lobo dos Afetos
- Preparação do Carnaval
- Preparação da entrevista ao pastor
- Musicograma do Hino do Lobo Ibérico
- Saída ao pastor
- O Lobarouca - Visita à exposição de máscaras na BMA - Hora do Conto
- Apresentação do livro: Há incêndio na floresta
- Dia do Pai: O jogo do lobo ibérico - articulação com os alunos do Curso Animação Sóciocultural
- Floresta protegida com a Escola Segura
- Ensaios do Hino do lobo-ibérico, cantado e acompanhado ao piano