PAFC-10D

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Conhecimento do Território: os recursos do subsolo em Arouca

Produto Final

  • Portfolio e apresentações orais (Português e Inglês)

Disciplinas envolvidas

  • Todas mas com particular incidência nas disciplinas DAC (Geografia, Ed. Física, Português, Inglês)

Duração

  • 1 ano letivo

Objetivos Gerais

Desenvolver competências ao nível dos conhecimentos, processos e fenómenos científicos;
Adequar a atividade física às características do terreno;
Desenvolver a expressão oral e escrita em Português e Inglês;
Desenvolver a capacidade de comunicação, de colaboração, o espírito crítico e a criatividade;
Promover a metodologia de projeto.
Disciplinas Aprendizagens Essenciais Possibilidades de articulação
Geografia Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades. Os recursos do subsolo. Português; Inglês; História; Ed. Física; MACS
Português Exposição sobre um tema; Síntese Geografia; Ed. Física; Inglês; Filosofia
Inglês Produção oral sobre o tema; Desenvolver o pensamento crítico e analítico, a capacidade de organização de informação e de síntese. Português; Geografia; Filosofia; Ed. Física;
Ed. Física Relacionar a Aptidão Física e Saúde; Interpretar a dimensão sociocultural dos desportos e da atividade física. Geografia; Português; Inglês;
Filosofia Construir um ensaio filosófico. Inglês; Português;
MACS Análise de gráficos e tabelas Geografia

Síntese das atividades desenvolvidas/a desenvolver

Objetivos específicos Atividades Disciplinas intervenientes Calendarização
Promover a metodologia de projeto e o trabalho em equipa. Trabalho de grupo nas diferentes fases do projeto. Todas 1º e 2ºP
Definir atividades, recursos e calendarização. Geografia; Inglês Geografia; Inglês 1º e 2ºP
Identificar os recursos naturais do subsolo existentes no território de Arouca. Aplicação de conhecimentos (Geog) Geografia; Ed. Física; Inglês; História; 2ºP
Preparar uma saída de campo/ visita de estudo a Regoufe Planeamento do projeto. Todas 1º e 2ºP
Organizar um percurso pedestre, considerando o relevo, a duração e o público-alvo. Planeamento do projeto. Ed. Física 2ºP
Efetuar visitas de estudo a Regoufe e Drave Execução do projeto. Geografia; História; Ed. Física; Inglês; 2ºP ou 3ºP
Elaborar um relatório da visita ou ensaio e apresentação oral em Português e em Inglês. Elaboração de relatório e apresentações orais. Geografia; Port.; Inglês; Filosofia; 3ºP

Projeto de Cidadania e Desenvolvimento

Consulte aqui o documento do projeto.

Diário do Projeto (em actualização)