PAFC-10D
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Conhecimento do Território: os recursos do subsolo em Arouca
Produto Final
-
Portfolio e apresentações orais (Português e Inglês)
Disciplinas envolvidas
-
Todas mas com particular incidência nas disciplinas DAC (Geografia, Ed. Física, Português, Inglês)
Duração
Objetivos Gerais
Desenvolver competências ao nível dos conhecimentos, processos e fenómenos científicos; |
Adequar a atividade física às características do terreno; |
Desenvolver a expressão oral e escrita em Português e Inglês; |
Desenvolver a capacidade de comunicação, de colaboração, o espírito crítico e a criatividade; |
Promover a metodologia de projeto. |
Disciplinas |
Aprendizagens Essenciais |
Possibilidades de articulação |
Geografia |
Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades.
Os recursos do subsolo. |
Português; Inglês; História; Ed. Física; MACS |
Português |
Exposição sobre um tema; Síntese |
Geografia; Ed. Física; Inglês; Filosofia |
Inglês |
Produção oral sobre o tema;
Desenvolver o pensamento crítico e analítico, a capacidade de organização de informação e de síntese. |
Português;
Geografia;
Filosofia;
Ed. Física; |
Ed. Física |
Relacionar a Aptidão Física e Saúde; Interpretar a dimensão sociocultural dos desportos e da atividade física. |
Geografia;
Português;
Inglês; |
Filosofia |
Construir um ensaio filosófico. |
Inglês;
Português; |
MACS |
Análise de gráficos e tabelas |
Geografia |
Síntese das atividades desenvolvidas/a desenvolver
Objetivos específicos |
Atividades |
Disciplinas intervenientes |
Calendarização |
Promover a metodologia de projeto e o trabalho em equipa. |
Trabalho de grupo nas diferentes fases do projeto. |
Todas |
1º e 2ºP |
Definir atividades, recursos e calendarização. |
Geografia;
Inglês |
Geografia;
Inglês |
1º e 2ºP |
Identificar os recursos naturais do subsolo existentes no território de Arouca. |
Aplicação de conhecimentos (Geog) |
Geografia;
Ed. Física;
Inglês;
História; |
2ºP |
Preparar uma saída de campo/ visita de estudo a Regoufe |
Planeamento do projeto. |
Todas |
1º e 2ºP |
Organizar um percurso pedestre, considerando o relevo, a duração e o público-alvo. |
Planeamento do projeto. |
Ed. Física |
2ºP |
Efetuar visitas de estudo a
Regoufe e Drave |
Execução do projeto. |
Geografia;
História;
Ed. Física;
Inglês; |
2ºP ou 3ºP |
Elaborar um relatório da visita ou ensaio e apresentação oral em Português e em Inglês. |
Elaboração de relatório e apresentações orais. |
Geografia;
Port.;
Inglês;
Filosofia; |
3ºP |
Projeto de Cidadania e Desenvolvimento
Consulte aqui o documento do projeto.
Diário do Projeto (em actualização)