“Lê e Ilustra” dá prémios

Foram entregues os prémios alusivos aos trabalhos vencedores do concurso “Lê e Ilustra”, promovido pelo “Clubinho de Leitura e Escrita”, em articulação com PNA.

Foram submetidos ao concurso 160 trabalhos, distribuídos pelos diferentes ciclos de ensino, desde o Pré-escolar ao Ensino Secundário, que estiveram em exposição na Escola Secundária de Arouca e foram muito apreciadas pela comunidade educativa.

Os prémios, que constam de livros, gentilmente oferecidos pela Porto Editora e pela Mel Editores, a quem, desde já, agradecemos, foram entregues pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca que aproveitou o momento para congratular os alunos pelo desempenho e pelo seu apreço pela leitura. Todos os restantes participantes, crianças, alunos e professores receberam certificado de participação.

A iniciativa foi lançada com o principal objetivo de promover o gosto pela leitura, priorizando as dimensões do prazer e da leitura autónoma, assim como, destacar a importância da parceria escrita/ilustração como forma privilegiada de comunicação de ideias e transmissão e partilha de emoções e sensações. Neste âmbito, os alunos foram desafiados a criar uma capa original para um livro à sua escolha, com recurso a técnicas e materiais livres.

Os trabalhos vencedores foram:

  • Pré-escolar (coletivo) – JI da Boavista, sala 2, Educadora Maria Armanda Tavares;
  • Pré-Escolar (individual) – Maria Vasconcelos Rocha, JI do Burgo, sala 2, Educadora Cristina Pinho; 1ºCEB, 1º/2º ano – Maria José de Almeida Silva, 2ºA RO, docente Teresa Almeida, AEC;
  • 1ºCEB, 3º/4º ano – Daniela Sousa Gonçalves, 3ºA BU, docente Maria de Fátima Rodrigues;
  • 2ºCEB – Maria João Vieira da Silva, 6ºD, docente Ana Clara Brandão;
  • 3ºCEB – Francisco Soares, 8ºF, docente Diana Tavares;
  • Secundário - Elena Mestre, 10ºG, docente Graça Peres.

O Júri, composto por alunos do curso de Artes Visuais, da turma 11º D, orientados pelo professor Júlio Caseiro, selecionaram os melhores trabalhos, de acordo com os critérios da pertinência em relação ao tema, expressividade plástica, criatividade e originalidade e o domínio da técnica e materiais de expressão plástica utilizados.

A equipa organizadora agradece o envolvimento na iniciativa e dá os parabéns pela qualidade dos trabalhos apresentados.

Fotos