A LIBERDADE AlEgrA-te!

O Agrupamento de Escolas de Arouca assinalou a comemoração do 25 de Abril, na maior parte das suas escolas e para a maior parte dos seus alunos, e em parceria com vários projetos (PNA/PNC) e departamentos (Pré-Escolar, 1ºCEB, Expressões, Ciências Sociais e Humanas).

Nos JI, o 25 de Abril foi explicado aos mais pequeninos, ouviram histórias e as incontornáveis canções “Uma gaivota…”; “Grândola vila morena…”. Também não faltaram os cravos elaborados nas artes visuais. Participaram em visitas virtuais aos acontecimentos do 25 de abril de 1974, através de filmes de animação e documentários, expressaram a sua opinião sobre o significado desta data em composições plásticas, produções vídeo, frases e textos e deram voz a poesias e músicas de abril. Foi neste ambiente colorido e alegre que se viveu abril e se educou para a liberdade.

No 1º Ciclo, o Dia da Liberdade é o tema integrador de uma série de atividades desenvolvidas ao longo de vários dias [visionamento de filmes de animação, oficina de poesia, exploração de obras (O Tesouro de Manuel António Pina, A Flor de Abril, de Pedro Olavo), música/canções, trabalhos plásticos (construção/criação de soldadinhos de abril e cravos) e a produção de narrativa animada]. Os trabalhos dos mais novos, expostos nos diferentes espaços escolares, são merecedores dos olhares atentos de toda a comunidade escolar.  

Nos dias 23 e 26 de abril, na entrada da EBA e da ESA tivemos música de intervenção, entre as 8:15h e as 8:25h, com música ao vivo executada pelos alunos do Ensino Especializado da Música, em parceria com a Academia de Música de Arouca. 
Na Biblioteca e átrio da sala de professores da ESA, está patente uma exposição de notícias da imprensa de abril de 1974.
No Hall da EBA apresentam-se os trabalhos dos alunos do 2ºciclo, no âmbito da disciplina de Educação Visual, sobre o tema “Liberdade com Arte” e inspirados no livro OH! De Josse Goffin. No mesmo espaço também foi exibido um filme em retrospetiva de momentos importantes nesta data, elaborado pelo professor Rui Correia e com a colaboração do professor Fernando Alves.

Na ESA e na EBA, foi criada uma instalação artística, composta por vários posters da 1ª página de um jornal, com a opinião das turmas do 2º, 3º ciclo e secundário sobre a Liberdade. Como dizem os alunos da turma do 9ºB quando desafiados a dizer o que acham que é a Liberdade - “A liberdade é não estar preso dentro de si”. 

Continuamos a trabalhar com Arte e pela Arte, pois somos livres e criativos!

E porque todos os dias são dias de  LIBERDADE, AlEgrA-te!

Fotos