Exposição: A vida e a sustentabilidade do Planeta

Os alunos da Escola Nº1 de Arouca, durante o E@D, desenvolveram o miniprojeto, “A vida selvagem e a sustentabilidade do planeta”. Este enquadrou-se na comemoração da data “Dia Mundial da Vida Selvagem” (dia 3 de março). Os meninos mais novos dedicaram-se ao tema “Os seres vivos”, ambos, no âmbito do projeto de Escola “Menos Plástico Mais Vida”.

Cada aluno selecionou um animal, pesquisou sobre as suas características, os seus habitats, bem como os fatores que dificultam o normal desenvolvimento de cada espécie. Além disso, criaram um trabalho artístico, reutilizando materiais de desperdício, o que culminou com a apresentação oral dos mesmos e com uma bela exposição escolar.

Os alunos abraçaram esta causa como uma sensibilização a toda a comunidade educativa para o grave problema atual que é a crescente perda da biodiversidade. O desaparecimento da diversidade dos seres vivos, que habitam o nosso Planeta, deve-se, entre outros fatores, à poluição. O plástico, encontrado no sistema digestivo de animais mortos, é um dos exemplos deste flagelo.

«Enquanto degradamos os ecossistemas, o risco de futuras pandemias aumenta.» (David Cooper, vice-secretário executivo da Convenção sobre a Diversidade Biológica).

Fotos