Concurso "Escola Alerta"

O grupo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Arouca, em parceria com o Projeto Plano Nacional de Cinema e Plano Nacional das Artes, e com o Curso Profissional de Técnico de Multimédia, e ainda com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, participou no Concurso "Escola Alerta".

Promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, "com o objetivo de sensibilizar e mobilizar os alunos para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência [...] mediante a apresentação e divulgação de propostas exequíveis e inovadoras que contribuam para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas." (excerto retirado do Regulamento do Concurso 2020-2021).

Tendo-se constatado que uma aluna cega do 5.° ano da Escola Básica de Arouca tem dificuldades em se deslocar na escola de forma autónoma porque as placas identificativas das salas, casas de banho e outros locais estão colocadas a um nível muito alto a que a aluna, pela sua estatura, não consegue chegar, foi lançado um desafio à turma da aluna, no sentido de se construir placas identificativas em relevo, que possam ser lidas por ela para se deslocar autonomamente.

O projeto contribuiu de forma muito significativa para a melhoria dos direitos e da qualidade de vida desta aluna, uma vez que lhe permite igualdade no acesso às salas e deslocação por diversos locais da escola, de forma autónoma, promovendo, assim, a sua plena inclusão na comunidade escolar a que pertence. Considera-se, portanto, que os objetivos delineados especificamente para este projeto foram atingidos plenamente, indo também ao encontro dos objetivos globais do Concurso “Escola Alerta”: a promoção dos princípios da igualdade de oportunidades, da não discriminação e da inclusão.

O produto final deste projeto materializou-se num vídeo que poderá ser consultado através do seguinte link: https://youtu.be/-E_royASwCo