O “Clubinho da Leitura e da Escrita” apresenta... “Às Quintas eu Conto”

No âmbito do projeto “Clubinho de Leitura e Escrita”, do Departamento Curricular do 1º CEB, teve lugar no dia 14 de janeiro a primeira sessão de uma nova iniciativa para a promoção da leitura: Às Quintas, eu conto.

Esta ação, que terá lugar quinzenalmente, às quintas-feiras, online, através da plataforma Meet, iniciou com a participação da Diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca, Profª Amélia Rodrigues, que apresentou o conto “O Bichinho de Conta”, do livro “A Cidade dos Cães”, de Luísa Ducla Soares, aos alunos do 1ºCEB.

Esta primeira sessão foi muito positiva, com forte adesão das turmas, que participaram com entusiasmo e alegria.

Com esta iniciativa, pretende-se, acima de tudo, promover hábitos de leitura, criar o gosto pela literatura infantil e proporcionar momentos de partilha, de forma dinâmica e acessível a todos os nossos alunos. Foi pensada como medida de promoção da melhoria do trabalho em sala de aula assente em dinâmicas de trabalho colaborativo.

Cada sessão contará com um(a) leitor(a) surpresa que apresentará um conto, livro, obra poética, ou outro, à sua escolha. Serão convidados professores, alunos, pais, avós, elementos da comunidade, autores de literatura infantil, e outros, para colaborar connosco nesta iniciativa, de modo a proporcionar aos nossos pequenos grandes leitores, experiências agradáveis e criativas no âmbito da leitura.

O livro e a leitura poderão e deverão ser ótimos pretextos para, mesmo à distância, nos mantermos conectados.

Aproveitamos para agradecer à senhora Diretora, Profª Amélia Rodrigues, a disponibilidade e o apoio nesta missão de promoção da leitura.

Aguardamos com grande expectativa as próximas sessões do Às Quintas Conto.