Dia da Floresta Autóctone

O Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro, foi assinalado na nossa escola com diversas ações integradas no plano de atividades Eco Escolas.

Divulgação do evento através de exposição de trabalhos e distribuição de marcadores de livros ilustrando espécies autóctones de Portugal, como o sobreiro, carvalho, oliveira, cerejeira e castanheiro. Nesta atividade participaram as turmas 11ºF nas disciplinas de Geografia Turismo e Património, as turmas 8ºG, 8ºH e 7ºE na disciplina de Físico-Química e em Orientação Escolar (7ºE) e ainda alunos com Medidas Adicionais.

Monitorização e controlo de infestantes (descasque de mimosas e eliminação de sementes de háquea-picante) e ainda plantação de espécies autóctones, na Sra. da Mó, pelos alunos das turmas A e I do 9ºano, sob a orientação da Associação Geoparque Arouca e da Associação Florestal. Algumas das árvores plantadas foram provenientes do viveiro da escola, implementado no âmbito dos projetos de DAC/AO e da disciplina de Ciências Naturais, desenvolvidos nos dois anos letivos anteriores. Estes trabalhos tiveram continuidade nas semanas seguintes, através do envolvimento das turmas E e G, do 9º ano e perspetiva-se que outras turmas também possam participar durante o mês de janeiro.

Saída de campo, orientada pela Associação Geoparque Arouca, para reconhecimento das potencialidades e dos riscos associados à vegetação ripícola do Ribeiro do Gondim. Esta ação, desenvolvida no âmbito do projeto interdisciplinar “Cuidar da Floresta”, envolveu a turma H, do 8º ano.

As florestas desempenham funções muito importantes como a regulação do ciclo da água, a manutenção da fertilidade e fixação dos solos, a captura e armazenamento de carbono, a produção de oxigénio e a preservação da biodiversidade. As espécies autóctones portuguesas, ou seja, originárias do nosso território, estão especialmente aptas para desempenhar este papel porque evoluíram de forma a adaptar-se às suas características ambientais sendo, por exemplo, resistentes ou resilientes aos incêndios florestais.

Fotos