Unidos contra o desperdício

No âmbito da disciplina de Design, foi proposto aos alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia do 11ºG que, a partir do movimento lançado pelo Governo “UNIDOS CONTRA O DESPERDÍCIO”, promovessem a campanha na sua escola.

Este trabalho foi feito em pares e durante três sessões. No dia 19 de novembro, as alunas Diana, Joana, Liliana e Andreia, deslocaram-se à EBA para realizar duas atividades relacionadas com o projeto “Unidos Contra o Desperdício”. Estas atividades consistiram na realização de um questionário anónimo sobre o desperdício em casa de cada um, num jogo inspirado no jogo da glória onde cada grupo que respondesse a uma pergunta corretamente ganhava uma tampa com uma letra escrita. O objetivo desse jogo era conseguir completar a palavra e tentar explicar onde estava o erro, pois a palavra estava incompleta. Outra atividade que os jovens do 5ºH e do 5ºB realizaram foi um pequeno texto onde falaram sobre a atividade e se tinham ficado a perceber melhor o que era desperdício alimentar. A manhã foi passada repleta de novas aprendizagens e gargalhadas, as alunas do 11ºG receberam um feedback positivo por parte dos alunos e professores envolvidos. As alunas gostaram muito de realizar a atividade, pois ajudou-as a interagir melhor com as pessoas de outras idades e ficaram felizes por conseguir captar as atenções deles, fazendo-os entender melhor o tema.

Por sua vez, os alunos André, Daniel e Guilherme da mesma turma elaboraram um site onde constam os trabalhos realizados por aqueles alunos, nomeadamente cartazes alusivos ao tema aprofundado e um vídeo a sensibilizar para a necessidade de evitar o desperdício. Será possível aceder a este site através do seguinte link: https://martingoandre.wixsite.com/contradesperdicio

Com o resultado dos trabalhos realizados pelos restantes grupos, na sua maioria cartazes apelativos, foi feita e projetada uma animação no espaço da cantina e da receção da ESA.

Todo este trabalho teve sempre como intuito alertar os estudantes de que devem ter mais cuidado com o que deixam no prato, pois existem famílias que desejam ter essa mesma quantidade de comida. Devemos pensar duas vezes antes de deixar o tabuleiro no carrinho e refletir sobre esta frase “Não tornes o desperdício em vício!”.