Ex-aluno da ESA alerta para os riscos naturais

As catástrofes naturais tiveram, desde sempre, um grande impacto na vida humana, com consequências a nível planetário. Nos nossos dias, pelas alterações climáticas, a probabilidade de se tornarem um problema do quotidiano é cada vez maior. Torna-se assim urgente, conhecer os riscos naturais, estudá-los e prevenir as populações no sentido de minimizar as suas consequências.


No passado dia 16 de dezembro, pelas 15 horas, realizou-se na Escola Secundária de Arouca a LIVE: «Os Riscos Naturais: Implicações na sustentabilidade da espécie humana», preparada e conduzida por Fernando Jorge Correia, doutorando no Departamento de Geografia, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

Esta atividade, que integra o plano de atividades do grupo disciplinar de Geografia, teve a colaboração, na sua organização, dos alunos do 11.º F - Curso Técnico de Informação e Animação Turística, no âmbito da disciplina de Turismo Património e Geografia.

Também contribuíram para o êxito desta atividade os professores: Ana Filomena, Carlos Gomes, Luís Coelho e Márcia Ferreira.

Pela pertinência e versatilidade do tema, participaram nesta LIVE, alunos do 8.º, 9.º, 10.º e 11.º anos, acompanhados pelos respetivos professores.

Enquanto o orador explorava a temática, de uma forma bastante interessante, com exemplos reais e, por vezes, até de âmbito local, os alunos do 11.º F interpelavam-no com questões pertinentes para o enriquecimento dos seus conhecimentos, facilitando a sistematização da informação veiculada e criando maior dinamismo ao evento.

A natureza não precisa de nós, nós é que precisamos da natureza.Fernando Correia

Multimédia