Alunos realizaram Teste PISA for Schools

Alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Arouca e do Agrupamento de Escolas de Escariz realizaram, nos dias 22 e 23 de Outubro, os testes PISA for Schools.

O Teste PISA para as Escolas é um programa internacional de avaliação dos estudantes desenvolvido pela OCDE e foi concebido para avaliar se os alunos conseguem mobilizar as suas competências de Leitura, de Matemática ou de Ciências na resolução de situações relacionadas com o dia-a-dia e outras como a resolução colaborativa de problemas e a literacia financeira. Participam nesta fase inicial do projeto em Portugal 44 municípios e 103 agrupamentos de escolas.

Em prol da melhoria

O Município de Arouca, em articulação com as escolas, foi um dos municipios aderentes a esta iniciativa de avaliação educativa no território nacional cujos resultados visam proporcionar às escolas e redes escolares locais um retorno sobre o nível das aprendizagens dos alunos em determinadas áreas de competência e acrescentar informação útil ao processo de autoavaliação, à reflexão partilhada e ao reforço dos processos de melhoria. O Pisa para as Escolas é desenvolvido em parceria entre a OCDE e os municípios e comunidades intermunicipais aderentes, sendo operacionalizado pelo Politécnico de Lisboa.

A aplicação, que preservou o anonimato dos testes, incidiu numa amostra de alunos do ensino básico e secundário, constituída segundo critérios científicos. Uma das novidades deste projeto é a inclusão da avaliação das competências socioemocionais dos alunos, permitindo perceber de que modo o género e o índice socioeconómico dos alunos influenciam estas competências, e a relação destas com os resultados alcançados e irá permitir a cada escola um conhecimento mais profundo da sua própria realidade ao mesmo tempo que permite a comparabilidade no contexto nacional e internacional. A formalização oficial do projeto, com a assinatura dos protocolos entre os vários parceiros - OCDE, Politécnico de Lisboa, Politec&ID, as Comunidades Intermunicipais do Ave, Viseu Dão Lafões, Terras de Trás-os-Montes e os municípios de Arouca e da Amadora decorreu em Dezembro de 2019, nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa.

Coordenador Nacional enaltece a aplicação

Do Doutor Gonçalo Xufre, Coordenador Nacional do Projeto Pisa para as Escolas nos Municípios, recebemos uma missiva elogiosa da forma como o teste foi aplicado nos dois agrupamentos do município de Arouca, que transcrevemos:

«Gostaria de vos informar que a aplicação piloto do Teste PISA para as Escolas nos Agrupamentos de Arouca e Escariz correu muito bem. Quer em termos de técnicos da aplicação – comportamento dos computadores, acessibilidades de internet e comunicação entre os computadores e o servidor da plataforma – quer em termos da relação dos Alunos com o Teste e o Questionário, confirmando-se a adequabilidade da estrutura da versão portuguesa às características do público alvo.

Foi assim uma experiência muito positiva que nos dá uma confiança muito grande relativamente aos próximos passos do projeto e que nos permitiu também um conjunto de aprendizagens que procuraremos utilizar para garantir o sucesso das próximas aplicações.

Um agradecimento muito especial à equipa de Arouca e em particular às direções dos dois Agrupamentos, aos professores coordenadores do projeto e aos responsáveis dos parques informáticos que foram imprescindíveis para garantir o sucesso da aplicação. Sabemos que a altura não era a ideal – muito longe disso – bem como as condições de contexto que todos conhecemos, e por isso ainda maior o nosso sentimento de agradecimento.»