O que fazer para salvar o Planeta?

«A espécie humana está em risco e devemos mudar as nossas atitudes se quisermos garantir a renovação de gerações», diz José Brilha na live “Sustentabilidade do Planeta I”.

No dia 30 de setembro de 2020, pelas 09 horas, decorreu a live “Sustentabilidade do Planeta I”, na Escola Secundária de Arouca. Tivemos como orador o professor José Brilha da Universidade do Minho, como apresentadoras as alunas Joana Almeida e Joana Pereira, do Curso Profissional de Técnico de Informação e Animação Turística e como promotoras desta atividade as professoras Adília Cruz e Ester Duarte.

Participaram também nesta live os alunos do Ensino Secundário da disciplina de Geografia A e Área de Integração e respetivos professores.

O professor José Brilha, num discurso muito agradável e apaixonante, respondeu às perguntas que os alunos, antecipadamente, lhe enviaram sobre vários temas relacionados com a Sustentabilidade do Planeta, como por exemplo: «Reduzir e reaproveitar é tudo o que se pode fazer para economizar a água?»; «Se separarmos os resíduos nos ecopontos disponíveis, por que é que eles seguem todos juntos no mesmo camião?».

Durante a sua intervenção, o professor salientou aspetos como a evolução da população mundial e as consequências que isso pode trazer para o nosso bem-estar. Falou sobre as energias renováveis como uma solução para a diminuição da poluição e salientou ainda alguns hábitos da sociedade, nomeadamente dos jovens, que não são considerados amigos do ambiente. A alimentação foi outro tema bastante debatido sendo assustadores os números que envolvem o consumo de alguns animais.

Logo no início da sua intervenção houve uma expressão, a título de esclarecimento, que nos chamou bastante a atenção: deveríamos dizer “sustentabilidade da espécie humana” em vez de “sustentabilidade do planeta”. Realmente é a espécie humana que está em risco e que devemos lutar para salvar, começando a fazê-lo nos pequenos gestos do quotidiano.

Fotos e Vídeos