Dia Europeu das Línguas no 1.º ciclo

Respondendo ao desafio da Direção-Geral da Educação, que convidou os estabelecimentos escolares a festejarem o Dia Europeu das Línguas  (26 de setembro), o grupo de Inglês do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Arouca decidiu desenvolver um conjunto de atividades de sensibilização à diversidade linguística e à necessidade da sua preservação enquanto património comum da Europa.

Estas atividades foram registadas num calendário online disponibilizado pelo Conselho da Europa, criado especificamente para este efeito, que incluía o mapa da Europa onde ficavam inscritas todas as atividades desenvolvidas.

2020 mapa dia europeu linguas

As atividades constaram da construção de cartazes e outros materiais alusivos à representação gráfica de sons produzidos pelos animais em várias línguas (onomatopeias) e criação de vídeo com vocabulário e expressões do dia-a-dia.

Os alunos mostraram-se surpreendidos e muito motivados para as aprendizagens proporcionadas, tendo sido alcançado o objetivo maior, da sua sensibilização para a preservação da diversidade linguística.