AE Arouca: 94% dos candidatos colocados no Ensino Superior

Na parte final de um ano letivo atípico que envolveu o habitual ensino presencial e a situação extraordinária de ensino à distância vivida pelos alunos, professores e encarregados de educação a partir do fecho das escolas, em 16 de março, foi possível realizar os exames nacionais dos 11º e 12º anos, também estes avaliados segundos critérios especiais face ao contexto adverso desencadeado pelo surto pandémico Covid-19.

Números nacionais

A 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior Público (2020) está concluída, tendo envolvido 62 675 alunos que se candidataram às 56 145 vagas dos vários Institutos Politécnicos e Universidades. Foram colocados 50 964 novos estudantes no ensino superior, número correspondente a 82% dos candidatos à 1ª fase do concurso, sendo que 25 737 (50,5%) foram colocados na 1ª opção e 10 547 (20,7%) na 2ª opção. Pela 3ª opção, foram colocados 6 394 (12,5%) candidatos.

Números do AE Arouca

No que respeita ao Agrupamento de Escolas de Arouca, apraz registar a colocação na 1ª fase de 94% (89) dos 95 alunos que formalizaram a candidatura ao ensino superior: cerca de metade, 48% (43 alunos), viram satisfeita a sua 1ª opção, 27% (24 alunos) entraram via 2ª opção e 10% (9 alunos) na 3ª opção. Três em cada quatro estudantes (75%) do AE Arouca entraram no ensino superior na 1ª ou 2ª opção.

Engenharias e Saúde motivaram as maiores escolhas

Determinados cursos e estabelecimentos de ensino superior que envolviam médias superiores a 17 valores reuniam as primeiras ou segundas preferências de um número significativo de estudantes que frequentaram o AE Arouca. Os cursos de Engenharia Mecânica (7 estudantes), Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (6), Enfermagem (4), Medicina (3) e Contabilidade (3) foram os mais frequentes no que respeita às colocações. Seguem-se Engenharia e Gestão Industrial (2), Enfermagem Veterinária (2), Terapia Ocupacional (2), Psicologia (2), Economia (2), Gestão (2), Gestão Comercial (2) Línguas e Relações Internacionais (2) e Marketing (2).

Porto concentra colocações

No que respeita à maior frequência de colocação por estabelecimento de ensino superior, é a cidade do Porto que acolherá o maior número de estudantes (45), isto é, 50% dos candidatos ao ensino superior que frequentaram o AE Arouca: 20 foram colocados em cursos da Universidade do Porto e 25 foram colocados em cursos do Instituto Politécnico do Porto, com predominância nas áreas da Engenharia (17 alunos).

A Direção do AE Arouca felicita os alunos, o pessoal docente e não docente, os pais e encarregados de educação e os parceiros empresariais e institucionais da escola pelos excelentes resultados e deseja a estes jovens muito sucesso pessoal e académico nesta nova etapa da sua vida.