Abertura do ano letivo no AEA

O Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA) iniciou as atividades no dia 14, com a receção aos alunos do pré-escolar, do 1º e 2º ciclos do ensino básico e dos cursos profissionais. No dia 15, os alunos do 3ºciclo e do secundário foram recebidos pelos respetivos Diretores de Turma e iniciaram as suas atividades letivas.

Devido à situação pandémica que vivemos, tudo foi preparado para um regresso às atividades letivas em segurança e, para isso, contamos com o precioso apoio das associações de pais, elementos da área da saúde, proteção civil da CMA e GNR de Arouca. O AEA está a realizar todos os esforços para cumprir com as normas da Direção Geral da Saúde (DGS) e do Ministério da Educação (ME), adaptadas à realidade das diversas escolas que constituem o agrupamento. Contamos com a colaboração, a compreensão e o sentido de responsabilidade de toda a comunidade educativa para que os planos de atuação que foram delineados surtam o efeito que todos pretendemos.

A abertura do ano letivo não foi exatamente como todos imaginamos. Na sequência da reabilitação da Escola Básica de Arouca, os alunos do 5º e 6º ano e respetivos encarregados de educação esperavam, e mereciam, uma cerimónia de inauguração diferente, mas o contexto atual não o permitiu. Por isso, a Direção do agrupamento organizou cuidadosamente a receção dos alunos, procurando manter o calor do acolhimento e transmitir os votos de um ano estimulante e bem-sucedido, proporcionando-lhes um momento agradável que marcasse o seu reencontro com os colegas, com os amigos e com a escola.

Os alunos foram recebidos por membros da Direção do AEA e por dois dos seus professores, um deles o Diretor de Turma. Assim acolhidos e acompanhados, os alunos puderam conhecer o novo espaço onde esperamos venham a passar o ano letivo. Os cartazes identificativos de cada turma foram posteriormente colocados no interior com a frase “Bem-vindos” em várias línguas, para reforçar o sentido de pertença e o calor do acolhimento que pretendemos estimular, apesar do distanciamento social/físico que agora se pede a cada um.
Para todos os alunos, este ano letivo, em tudo diferente dos anteriores, abre um “novo” ciclo no seu percurso de vida. Acreditamos que “Com o AEA, vão longe!”. Nós estaremos cá para que o “longe” seja “o que eles desejarem”.

Esperamos, ainda, que, neste início e ao longo do ano, todos os elementos da comunidade educativa se sintam seguros e cumpram, na íntegra, as regras de distanciamento social/físico, a etiqueta respiratória e as regras de higienização. Apelamos a todos para que assumam comportamentos cívicos responsáveis em prol do bem-estar da nossa comunidade educativa. Não podemos garantir, mas podemos contribuir para prevenir a doença e minimizar o risco de transmissão, permitindo o normal desenrolar das atividades letivas presenciais. Tudo vai depender das ações e do elevado sentido de cidadania de cada um.

Sejam bem-vindos ao novo ano escolar!

Nota: Atendendo ao momento, a cerimónia de entrega dos diplomas, prevista para dia 25, encontra-se adiada.

Fotos