Mais um prémio Eco Escolas para a ESA

Mais um prémio Eco Escolas para a Escola Secundária de Arouca, uma Menção Honrosa no desafio Brigada da Floresta, pela criação de um Viveiro Florestal.

Este trabalho foi iniciado no ano letivo 2018/2019, no âmbito do Projeto “Move-te pela Floresta” em DAC (Domínio de Articulação Curricular) pelas turmas A, E e G do 7ºano, tendo continuidade neste ano letivo 2019/2020, em OFA. Foram muitas as disciplinas envolvidas, destacando-se as que integraram DAC/OFA (Inglês; Português; Físico-Química; Matemática; TIC; Educação Física; Cidadania e Desenvolvimento) e ainda Ciências Naturais.

O projeto teve como objetivos:

  • Recolher, selecionar e organizar informação sobre a área florestal da zona;
  • Identificar as espécies arbóreas autóctones;
  • Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da floresta e alertar para os diversos problemas que têm vindo a surgir (espécies invasoras, incêndios, …).
  • Reproduzir árvores autóctones;
  • Ajudar na reflorestação de espécies autóctones, numa pequena área;

Os alunos tinham que preparar os materiais para a sementeira, recolher e selecionar as sementes, fazer as sementeiras, transplantar para vasos maiores, regar e monitorizar o crescimento.
De salientar que no dia 13 de março, com a evolução da Pandemia e consequente fecho das escolas, os recipientes de germinação foram distribuídos pelos alunos que se voluntariaram para continuar a “cuidar” do viveiro, em casa.

A todos, alunos e professores envolvidos, muitos parabéns!

Fotos