La Chandeleur – uma doce tradição no AEA!

Em fevereiro, como manda a tradição, comeram-se os crepes no AEA. Os professores de Francês, em articulação com os formadores e alunos do Curso Profissional Técnico de Restauração, assinalaram a efeméride conhecida como La Chandeleur, confecionando os tradicionais crepes que fizeram as delícias de crianças e adultos.

A Chandeleur [Festa das Candeias] é uma tradição francesa que remonta ao tempo dos Romanos e dos Celtas e festeja-se todos os anos no dia 2 de fevereiro. Na sua vertente pagã, ela remete, hoje em dia, para a tradição dos crepes, mas a festa da Chandeleur está, originalmente, ligada à tradição cristã e à simbologia da luz (Chandelle). Existem duas crenças ligadas a esta tradição. A primeira tem a ver com a meteorologia, ou seja, por esta altura o inverno vai-se definitivamente, se estiver bom tempo nesse dia, ou permanecerá durante 40 dias se, porventura, chover nesse dia. Além disso, por essa altura, deve-se comer a «soupe dorée» (crêpes) para que se tenha dinheiro durante todo o ano.

O objetivo geral desta iniciativa consistiu em festejar a diversidade, a riqueza e a vitalidade da cultura e gastronomia francesas, bem como dar visibilidade à civilização e cultura francesas junto da comunidade educativa, envolvendo os alunos e respetivos professores. O impacto na comunidade escolar foi grande, a avaliar pela frequência e adesão à atividade e a iniciativa emprestou um ar festivo ao ambiente escolar.

0
0
0
s2sdefault