Atividades do CP de Técnico de Informação e Animação Turística

Notícias sobre as atividades do CP de Técnico de Informação e Animação Turística.

Setembro

Feira das Colheitas 75.º anos

Na 75.ª edição da Feira das Colheitas que decorreu, em Arouca, de 26 a 29 de setembro, o Curso de Técnico de Informação e Animação Turística entrevistou alguns dos participantes e visitantes da festa e assistiu às entregas de prémios do Concurso Nacional da Raça Arouquesa e do Concurso da Melhor Broa Caseira.

Outubro

Arouca - Vila Encantada

O Mosteiro de Santa Maria de Arouca, o Calvário, a Capela da Misericórdia, as casas senhoriais, o percurso do rio Marialva e do ribeiro de Gondim, o Museu de Arte Sacra e o Museu Municipal, aliados à natureza envolvente, reúnem todas as condições para qualquer visitante aqui desfrutar de uns dias maravilhosos.

No passado dia 3 de outubro, a turma do Curso Profissional de Técnico de Informação e Animação Turística fez um roteiro pelos locais mais emblemáticos do centro da vila de Arouca.
Os professores do Curso consideraram, essencial, os alunos ficarem a conhecer melhor alguns pormenores sobre os pontos turísticos que mais chamam a atenção dos turistas quando visitam esta vila.

A aprendizagem, através das visitas de estudo, é fundamental para que os alunos adquiram uma maior sensibilidade para a preservação e valorização dos recursos naturais e culturais locais, contribuindo para um melhor entendimento do meio que os rodeia.

ARQUIVO MUNICIPAL, UMA RIQUEZA A PRESERVAR!

No dia 28 de outubro de 2019, os alunos do Curso Técnico de Informação e Animação Turística visitaram o Arquivo Municipal de Arouca, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Património Audiovisual.

Acompanhados pelos professores Carlos Gonçalves e Adília Cruz, os alunos fizeram o percurso da escola aos Paços do Concelho a pé, observando o quotidiano da comunidade local naquela manhã cinzenta.

A arquivista Norvinda Leite recebeu o grupo e iniciou a visita com a contextualização do edifício no espaço da vila.

Já no Arquivo, que se localiza no sótão do edifício, explicou que o mesmo tem como objetivo recuperar e preservar o acervo documental e também promover o acesso à informação e ao conhecimento, aos serviços internos da Câmara e à comunidade em geral.

Houve a oportunidade de estar em contacto com vários documentos em papel e audiovisuais como: disquetes, cassetes, fitas de cinema, câmaras fotográficas, entre outros, muito valiosos e antigos. O primeiro documento data de 1812.

A visita terminou a explicação, pelo senhor Vice-Presidente António Tavares e o senhor engenheiro Norberto Castro, sobre o arquivo digital que a autarquia está a preparar e o visionamento de um excerto do filme «Mulheres da Beira» de Rino Lupo.

Esta atividade cumpriu plenamente os seus objetivos: sensibilizar para as atitudes de respeito, valorização e salvaguarda das nossas raízes e identidade.

Novembro

CORTA-MATO ESCOLAR, INICIATIVA SAUDÁVEL!

No dia 15 de novembro de 2019, realizou-se o corta-mato escolar na Escola Secundária de Arouca. Os participantes deste evento foram os alunos nascidos nos anos de 2001 a 2009, realçando-se uma maior adesão dos Benjamins, os nascidos em 2009 e dos Infantis, os nascidos em 2010. Esta atividade contou com a participação de 400 alunos. As classificações foram atribuídas diferenciadamente entre sexo masculino e feminino e de acordo com as categorias: Infantis A e B, Iniciados, Juvenis e Juniores.
O Curso Técnico de Informação e Animação Turística, com o professor Luís Coelho, apoiou a organização do evento dando uma grande ajuda na logística e segurança da atividade. Faz parte do perfil profissional de um bom Técnico de Informação e Animação Turística, a participação em atividades deste género, que permitem o desenvolvimento de competências e a aquisição de experiência para o futuro.

Jovens de Arouca motivados para o empreendedorismo

Na semana de 18 a 22 de novembro, realizou-se em Arouca, o evento Fórum Arouca’ 2019, que contou com a presença de empreendedores em várias áreas, desde o Desporto ao Conhecimento Científico.

A Semana Global do Empreendedorismo é uma iniciativa internacional que introduz o empreendedorismo aos jovens. Arouca aderiu a esta iniciativa, promovendo, juntamente com a Rede Scientiae, o Fórum Arouca.

Neste projeto, todos os participantes tiveram o privilégio de conhecer os projetos e os seus empreendedores, nomeadamente, Emanuel Silva, canoísta do Sporting Clube de Portugal, que começou a sua carreira em 1997; Paulo Lopes, que depois de várias experiências de vida, percebeu que aquilo que realmente queria fazer passava pela criação da sua própria empresa e daí nasceu a Portugal Green Walk; Manuel Sobrinho Simões, médico e professor na Universidade do Porto, especialista em cancro; entre muitos outros..,

Esta iniciativa teve como objetivo criar um espaço de debate e de partilha de experiências, ao aproximar os jovens das empresas, ao promover sessões dedicadas ao empreendedorismo jovem e à inovação social.

Janeiro

Valores que movem a nossa sociedade

A Maratona de Cartas – Amnistia Internacional Portugal, no Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA), foi uma atividade integrada no projeto de educação para a cidadania e, ao contrário do que era esperado pelos alunos dinamizadores, houve uma grande adesão por parte de toda a comunidade escolar.

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Informação e Animação Turística do 10.º ano, da turma F, do AEA, dinamizaram aquele que é considerado o maior evento de ativismo da Amnistia Internacional e que decorre todos os anos: a Maratona de Cartas (https://www.amnistia.pt/maratona/).

Esta atividade realizou-se no dia 23 de janeiro na Escola Secundária de Arouca e teve como objetivo primordial sensibilizar a comunidade escolar para um conjunto de casos em que os direitos e a liberdade do ser humano foram coarctados sem justificação moral, ética ou legal.

Com esta iniciativa, o 10.º F teve a oportunidade de conhecer, e consciencializar o outro, de que este mundo é um espaço de partilha e de respeito. Depende de todos nós tornar a nossa vivência num espaço de cooperação e interajuda!

Um pequeno gesto pode mudar a vida do outro, e desta singela, mas sentida forma, demonstraram que se preocupam com as necessidades e atentos aos apelos do outro: as pessoas não podem ser condenadas por praticarem o bem, por terem ajudado o próximo. A expressão, a autonomia, a liberdade,… são direitos elementares do ser humano!

0
0
0
s2sdefault