Exposição de Relógios de Sol

Na semana de 20 a 24 de janeiro estiveram em exposição na nossa escola, os relógios de Sol elaborados pelos alunos do 7º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Físico-Química.

Um relógio de Sol é um instrumento que determina a hora do dia através da sombra de um gnómon. A posição do gnómon deve ser paralela ao eixo de rotação da Terra, apontando no hemisfério norte para o pólo norte celeste, para que o relógio de Sol seja preciso ao longo do ano. À medida que o Sol “se move” no céu, a sombra do gnómon no mostrador indica a hora do dia que corresponde à hora solar aparente. A qualidade da medição depende do rigor da orientação Norte-Sul do relógio e da inclinação do gnómon, que depende da latitude do lugar de observação.

Esta exposição pretendeu evidenciar os conhecimentos aprendidos em Física, e também em Matemática, para a construção de um relógio de Sol. Os alunos foram muito criativos, utilizando e reutilizando diversos materiais na decoração destes objetos.

De referir, por curiosidade, que no dia do Solstício de Verão, começou a celebrar-se desde 1990, por iniciativa portuguesa, o Dia do Relógio de Sol.

Fotos

 

0
0
0
s2sdefault