Natal ecológico

A quadra natalícia é por tradição uma época de paz, amor, fraternidade e solidariedade. No Natal reúnem-se as famílias, damos e recebemos prendas, enfeitamos a árvore de Natal e desejamos festas felizes a todos os nossos amigos. Porém, nesta quadra as preocupações ecológicas são muitas vezes esquecidas.

Conscientes da necessidade de uma mudança de mentalidades, as turmas do 5.º ano no âmbito dos projetos da Oficina de Aprendizagem foram desafiadas pelas professoras de Ciências Naturais a realizarem uma ação em família de reutilização e reaproveitamento de materiais considerados lixo e elaboraram um objeto de decoração relacionado com a temática natalícia (árvore de natal, coroa natalícia, enfeites para decorar a árvore, presépio…) para enfeitar a nossa escola, sensibilizar para a preservação do planeta Terra e decorar as casas de cada uma das famílias envolvidas.

Os objetos elaborados foram expostos pelos alunos em colaboração com os professores de Educação Artística nos vários espaços do nosso Agrupamento e podem ser observados por todos os interessados.

Com esta atividade pretendeu-se sensibilizar os alunos e famílias para atitudes de solidariedade para com a Natureza, nomeadamente:

• A árvore que simboliza o Natal em vez de ser cortada deve ser comprada apenas árvores que foram plantadas para esse efeito (horto) ou optar por uma árvore artificial;
• Depois de abrir todas as prendas devemos canalizar as montanhas de caixas de cartão e outros detritos depositando-os nos ecopontos adequados;
• Não destruir os azevinhos para fazer enfeites. Usar as folhas caídas no chão;
• Nunca oferecer aves ou outros animais enjaulados, pois tal como os homens, esses animais precisam de ser livres;
• Os brinquedos modernos são, na sua maioria, eléctricos e muitos deles funcionam a pilhas. Porém, as pilhas são muito poluentes, pois na sua composição entram metais pesados como o mercúrio e o cádmio. Já existem no mercado pilhas com 0% de metais pesados e pilhas que podem ser recarregadas.

Os alunos do 5.º ano e respetivas professoras de ciências naturais desejam a toda a comunidade educativa um Natal mais verde.

Fotos

0
0
0
s2sdefault