“What a Wonderful World!” - O Halloween foi “fantástico”!

Mais uma vez, o Departamento de Línguas mobilizou a comunidade escolar para a celebração do Halloween, através da dinamização de diversas atividades que pretendiam explorar a vertente mágica, artística, lúdica e cultural a que esta data está associada, porque a (nossa) escola é um lugar de cultura(s) e de arte(s), onde se partilham, descobrem, aprendem e recriam tradições, experiências e vivências carregadas de história e de sentido(s) que preservam e perpetuam a memória e a cultura dos povos.

Em parceria com a equipa do Plano Nacional de Cinema do AEA e com os alunos do Curso Profissional de Multimédia, foi lançada a I Edição do FANTASArouca, um ciclo de cinema do Fantástico, com a exibição de (seis) filmes de Tim Burton [cineasta, produtor, guionista, escritor, animador e desenhista norte-americano, cujos filmes apresentam, sempre, aspetos góticos, fantasiosos, excêntricos ou sombrios]. Os objetivos definidos - inserir a arte do cinema no processo de ensino-aprendizagem como um meio de aproximar os alunos da narrativa audiovisual; desenvolver, a partir do gosto pelo cinema, o sentido crítico, estético e cultural e apresentar o cinema como uma fonte de cultura e um agente transmissor de conhecimento – foram atingidos, a avaliar pela adesão e pela opinião de todos aqueles que, ao longo do dia, encheram, com risadas, arrepios, gritos e também algumas lágrimas de comoção, os dois auditórios da escola, transformados em salas de cinema “fantásticas”.

As alunas do Curso Profissional de Animação Sociocultural, orientadas pela formadora Carla Santos, em articulação com os docentes da Educação Especial do AEA, tornaram esta festa ainda mais especial. À semelhança do ano letivo anterior, receberam os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais do Patronato que, juntamente com os alunos do AEA, participaram no desfile “What a wonderful world!” e, no final, trocaram doçuras confecionadas por eles próprios, com a ajuda dos formadores do curso de restauração. Desde bem cedo, as alunas do curso de animação sociocultural realizaram pinturas faciais a alunos, professores e funcionários que se associaram a este momento de diversão e convívio. Já devidamente caracterizados, os participantes posaram para as objetivas dos alunos do Curso de Multimédia que fizeram uma animada sessão fotográfica, tendo como pano de fundo os incríveis cenários criados pelo Professor Carlos Gomes, com o contributo dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, que elaboraram os adereços utilizados na decoração da escola. E foi vê-los posar, felizes, para mais tarde recordar. Razão tem Tim Burton, o nosso cineasta, quando diz que “Todo o mundo é diferente em muitos aspetos.” e é na diferença que nos completamos e nos enriquecemos.

Esta vivência do Halloween enquadra-se numa lógica de educação para a intercompreensão e para a multiculturalidade, mas também para a inclusão e para a cidadania, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos, com repercussões individuais e coletivas e, no âmbito específico da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo.

Para o ano será ainda mais “fantástico”!

Fotos

0
0
0
s2sdefault