Jovens talentos da ciência

Na fase final do ano letivo anterior, seis jovens talentosos na área da Ciência, alunos do Agrupamento de Escolas de Arouca, estiveram presentes no 37th Youth Science Meeting, que decorreu na cidade de Coimbra, de 23 a 30 de julho.

A organização deste encontro de jovens cientistas é da responsabilidade da Associação Juvenil de Ciência (AJC).

Os alunos Ana Fernandes, Ana Machado, Celeste Justo, Diana Henriques, José Alexandre Justo e Margarida Paiva apresentaram dois projetos desenvolvidos na Oficina de Ciência: Ecotoxicologia dos incêndios florestais e Influência das radiofrequências em Arabidopsis thaliana, tendo sido distinguidos respetivamente com o 1º e o 2º Prémio, na categoria Nacional.

Foi uma semana repleta de conhecimento e boas experiências, durante a qual, para além da competição, tiveram oportunidade de assistir a diversas comunicações proferidas por especialistas de diferentes áreas e contactar com outros jovens estrangeiros de diferentes culturas.

Já no início deste ano letivo, de 22 a 28 de setembro, as alunas Ana Machado e Diana Henriques deslocaram-se a Abu Dhabi para apresentarem o projeto “Influência das radiofrequências em Arabidopsis thaliana” na ESI – Expo Science International. Esta exposição é a maior feira de ciência a nível mundial, que se realiza de 2 em 2 anos, e que em 2019 decorreu no Abu Dhabi National Exhibition Centre (ADNEC).

Esta participação internacional foi o resultado de uma distinção na Mostra Nacional de Ciência que se realizou em maio, no Porto, promovida pela Fundação da Juventude.

As alunas do Agrupamento foram acompanhadas pela Dra Susana Chaves, Diretora de projetos, e pela Dra Carla Mouro, presidente da Fundação da Juventude.

A deslocação a Abu Dhabi trouxe também ao grupo participante a oportunidade para assistir a uma palestra sobre Inteligência Artificial, da responsabilidade de um elemento da NASA; visitar a grande mesquita “Sheikh Zayed Mousque”; conhecer o mercado tradicional “Old Souk” e ainda, fazer um Safari no Deserto.

Foram ricas as experiências vivenciadas pelos nossos jovens Cientistas. Que continuem empenhados nas suas pesquisas!

Fotos

0
0
0
s2sdefault