AZULEURO

O “AZULEURO” foi um projeto escolar multidisciplinar do Agrupamento de Escolas de Arouca enquadrado no âmbito da participação no Projeto Nacional “SOS AZULEJO 2019” e no Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu 2018-2019 , o qual foi desenvolvido nas disciplinas de Artes Visuais, do 2º ciclo ao ensino secundário, em colaboração com diversas entidades e outros departamentos curriculares.

O principal objetivo do projeto AZULEURO foi promover e divulgar o papel do azulejo enquanto elemento artístico característico do nosso país, ao longo dos séculos, e a sua capacidade de adaptação à diversidade cultural e aos inúmeros momentos históricos evolutivos da civilização europeia, de que a atual comunidade europeia é um bom exemplo.

Nos dias de hoje, é inquestionável que a formação e o futuro dos jovens, se referencia a um espaço comunitário extra nacional, formado pela diversidade cultural de que o Azulejo faz obrigatoriamente parte. O The New York Times, um dos mais prestigiados jornais norte-americanos considerou, numa compilação que fez, que os azulejos portugueses são um dos 12 tesouros da Europa, a par do chocolate belga, da seda de Florença ou dos chapéus londrinos e dos guarda- chuvas parisienses. Assim, neste projeto “AZULEURO”, o azulejo foi abordado, estudado e trabalhado na sua versatilidade cultural e artística, constituindo-se como um meio de comunicação e expressão dos elementos identitários de outras nações, de modo a construir o “painel” que é a Comunidade Europeia. Trata-se de um projeto artístico aglutinador que pretende valorizar os símbolos culturais dos países da EU, partindo do azulejo português que, sem perder a sua portugalidade, pretende absorver outras culturas e outras visões do mundo e da Europa, em particular.

Este trabalho culminou numa instalação artística apresentada no hall da ESA, no dia 6 de maio, Dia Nacional do Azulejo e patente até ao dia 17 de maio.

Fotos

0
0
0
s2sdefault