Concursos de Contratação Escola

Informações referentes aos Concursos de Contratação Escola podem ser obtidas neste link.


Inscrições no CTeSP até 23/08

O CTeSP de Informação e Animação Turística foi homologado. Está aberto o Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, até ao dia 23 de agosto. A candidatura é efetuada online em portal.ipp.pt.

Para mais informações e apoio na candidatura, leia o edital de abertura de concurso e a sua adenda e/ou dirija-se aos Serviços Administrativos do AEA.

AEA no Encontro Nacional de AFC

No dia 4 de junho, realizou-se o Encontro Nacional sobre a Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

Estiveram presentes cerca de 800 participantes (Elementos das Direções das Escolas/Agrupamentos de Escolas, Centros de Formação, Equipas Regionais AFC). Em representação do Agrupamento de Escolas de Arouca, estiveram a Diretora, Adília Cruz, as adjuntas de direção, Ana Isabel Jesus e Helena Rodrigues, e a coordenadora de departamento do 1º Ciclo, Raquel Duarte.

Deste Encontro reteve-se algumas breves ideias-chave que gostávamos de partilhar com toda a comunidade educativa:

  • Já não é importante o que sabemos, mas sim o que fazemos com o que sabemos. 
  • A autonomia e flexibilidade curricular (AFC) tem permitido uma escola mais inclusiva e também mais exigente. 
  • Há cada vez mais escolas com uma utilização da AFC enquanto ferramenta para promoção de melhores aprendizagens com excelentes práticas.
  • A AFC tem permitido às escolas não deixar nenhum aluno para trás. 
  • A voz das alunas e dos alunos sobre a AFC, que cada vez tem sido mais escutada, evidencia a sua satisfação pelo seu maior envolvimento e participação na sua própria aprendizagem. Dizem que se aprende mais agora e que preferem esta “nova escola”, onde se sentem mais mobilizados para um papel mais ativo, participativo, crítico, responsável e consciente do processo de aprendizagem. 
  • Também a partilha de boas práticas entre escolas tem aumentado, dimensionando e consolidando o sentido e alcance da AFC.

Por último, destacar o reconhecimento dos vários oradores na competência, capacidade e motivação dos professores e a notável e impactante comunicação do Professor Doutor Laborinho Lúcio que mereceu a nossa melhor reflexão.

Foi um Encontro muito interessante e enriquecedor.

Parabéns à Direção-Geral da Educação pela iniciativa.
Parabéns a toda a Equipa da Educação.

Fotos

0
0
0
s2sdefault