EEPE despede-se com passagem de testemunho e homenagem à AICIA

O Programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (EEPE) encerrou a sua atividade, no final do mês de maio, após um vasto e dinâmico conjunto de atividades, dentro e fora da escola, mobilizando docentes, alunos e parceiros locais e nacionais.

As últimas atividades do EEPE trouxeram ao AEA personalidades do mundo do desporto como o árbitro internacional João Capela e Jorge Pina (Fotos), uma referência do pugilismo nacional, dois embaixadores da exposição “Move-te por Valores! Na vida como no desporto.”, que esteve patente no átrio da nossa escola, no final do mês de maio, iniciativa que tem a colaboração do Instituto Português do Desporto e da Juventude. Esta exposição itinerante passou, antes, por várias escolas do país [veio da Escola Secundária de Rio de Mouro para Arouca] e seguiu depois para a Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, onde a Professora Olga Soares, Embaixadora Sénior EEPE, fez a passagem do testemunho, numa cerimónia onde marcou presença outro valor maior do desporto nacional, a atleta Rosa Mota (Fotos).

No dia 30 de maio, o Professor Fernando Pinto, da Eça de Queirós e a Diretora do nosso agrupamento, a Professora Adília Cruz, fizeram a passagem do testemunho desta exposição itinerante “Move-te por Valores! Na vida como no desporto.”, que pretende mostrar como o desporto pode promover a educação para os valores, em diferentes contextos e situações. Convidado a replicar os valores divulgados nesta exposição, o AEA, através da Equipa EEPE, promoveu uma votação online, tendo em vista a escolha de uma pessoa ou organização local que se destacasse pela mérito da sua conduta pessoal e/ou profissional. A AICIA recolheu a maioria dos votos e foi homenageada, nesse mesmo dia, através da oferta de um cartaz que passou a integrar a exposição nacional “Move-te por Valores! Na vida como no desporto.” [cartaz]. A Dr.ª Constança Sousa, emocionada, bem como todos os presentes, recebeu das mãos da professora Amélia Rodrigues, Embaixadora Sénior EEPE, uma réplica do cartaz original para que todos os utentes da AICIA possam também desfrutar desta merecida homenagem. (Fotos)

A nível nacional, o encerramento oficial das atividades EEPE aconteceu em Coimbra, no passado dia 17 de maio, com a presença das mais de 60 escolas envolvidas neste programa europeu. A Diretora Adília Cruz acompanhou os Embaixadores seniores Júlio Caseiro e Olga Soares e recebeu das mãos da Dr.ª Alice Cunha a placa distintiva do EEPE 2018-2019, que se veio juntar às duas anteriores, testemunho do envolvimento do AEA nesta iniciativa e da qualidade das suas múltiplas iniciativas para divulgar o papel do Parlamento Europeu na vida dos cidadãos europeus. (Fotos))

Entretanto, os embaixadores juniores e seniores receberam os respetivos certificados pelo seu contributo para o sucesso dos objetivos do programa, nomeadamente a promoção e a sensibilização para a União Europeia e a democracia parlamentar europeia entre os jovens, especialmente entre os alunos que frequentam o ensino secundário regular e o ensino profissional.

O aumento da taxa de abstenção dos portugueses [69,3% em 2019 e 66,2% em 2014] nas eleições do passado dia 26 para o Parlamento Europeu, a sexta pior a nível europeu [a pior taxa registou-se na Eslováquia (22,74%)], e bastante abaixo da média comunitária [50,82%], mostra que temos ainda um longo caminho a percorrer. Em Arouca, foram às urnas mais (147) eleitores do que em 2014, contrariando a tendência nacional. Ficamos contentes, mas ainda é muito pouco. A Educação para a cidadania europeia ainda é um (grande) desafio para a Escola, para as famílias e para a sociedade em geral.

A Equipa EEPE agradece a toda a comunidade educativa (alunos, pessoal docente e não docente) a colaboração na divulgação do ideal europeu e da sua importância para a construção de um mundo melhor, mais justo e mais pacífico. Fica aqui o vídeo oficial que a Dr.ª Alice Cunha, coordenadora nacional do programa EEPE, dedicou e endereçou a todos os alunos que, entre 2016 e 2019, foram Embaixadores Juniores no AEA. [link para vídeo dedicado aos Embaixadores Juniores EEPE]

Ecos da imprensa local

Jornal "Roda Viva" (Arouca)

0
0
0
s2sdefault