Piquenique sustentável dá as boas vindas à primavera

No dia 21 de março, os alunos do Curso de Restauração (11ºH/H1) realizaram um piquenique sustentável, a fim de alertar a comunidade local para a degradação do meio ambiente, causada, entre outras coisas, pelo uso excessivo e irresponsável do plástico e do papel. Por isso, neste piquenique, a turma procurou eliminar ou reduzir ao máximo os plásticos e o papel. O objetivo é levar os jovens a optarem por hábitos de vida mais saudáveis e mais sustentáveis, no seu quotidiano.

Esta iniciativa insere-se no projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma e foi planeada com o apoio e orientação dos professores, nomeadamente o de Área de Integração, Português, Educação Física e Serviço de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria. Inspirados pelo gosto de Cesário Verde pela vida no campo, os alunos ilustraram, com mensagens ecológicas, o poema “De Tarde“, que trabalharam nas aulas de Português, onde concluíram que Cesário Verde pode ser visto como um ECOPOETA dos tempos modernos. A realização desta atividade serviu para os alunos refletirem sobre o presente e o futuro da relação Homem-Natureza, na perspetiva de que esta constitui uma dimensão essencial da qualidade de vida, tema que está a ser trabalhado na disciplina de Área de Integração. Com a realização dos jogos tradicionais e populares, os alunos e os professores tiveram a oportunidade de reviver práticas antigas de ocupar saudavelmente os tempos livres, matéria que está a ser leccionada na disciplina de Educação Física.

O sítio escolhido para o piquenique foi o castro São João de Valinhas e o percurso foi feito a pé, por professores e alunos, durante a manhã. No local, prepararam-se os grelhados e, à sombra frondosa de um pinheiro majestoso, junto a uns penhascos, dispuseram-se as iguarias que os alunos prepararam, antecipadamente, no restaurante pedagógico. Durante a tarde, seguiram-se os jogos tradicionais e ainda houve tempo para um torneio da sueca, com música ao vivo da concertina do Leandro, aluno de Restaurante/Bar, elemento da banda “Os amigos de Canelas”.

Esta foi a forma que a turma encontrou para comemorar o início da primavera e o Dia Mundial da Floresta, sensibilizando para a urgência de mudar comportamentos em defesa do planeta que herdamos e que temos de preservar para o futuro.

Fotos

0
0
0
s2sdefault