Visita de estudo ao Hospital Pedro Hispano - Matosinhos - 12.ºE

No dia 7 de fevereiro, a turma E do 12ºano, do curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde, participou na visita de estudo ao Serviço de Esterilização Central (SEC), no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.

A visita de estudo iniciou-se às 8:30h, hora da saída do Agrupamento de Escolas de Arouca. Por volta das 10:30h, e já no Hospital Pedro Hispano, a turma foi organizada em dois grupos, com o objetivo de serem realizadas duas visitas distintas a este local. Um grupo, constituído por onze alunos e acompanhado pela professora Vera Noites, dirigiu-se ao Serviço de Esterilização do hospital; o outro seguiu rumo ao Circuito dos Resíduos, na companhia da docente Sofia Pereira. Terminada cada uma destas sessões, os grupos rodaram, para fazerem o outro percurso.

No SEC, a enfermeira Margarida Trêpa fez a visita guiada às salas onde são efetuadas as diferentes etapas de esterilização. Entre elas, contabilizam-se a lavagem, a desinfecção, o empacotamento, a esterilização e o armazenamento do material clínico, proveniente do próprio hospital e dos centros de saúde associados a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM). Os discentes, que já tinham tido contacto com estas técnicas, aquando da visita de estudo à clínica dentária Fontes Mendes - Reabilitação Oral, situada em Arouca, puderam solidificar os seus conhecimentos neste ramo científico.

O segundo grupo foi guiado pela Encarregada dos Assistentes Operacionais, Susana Ariz. Nesta visita foi possível observar todas as fases do tratamento do lixo e do material hospitalar contaminado. Entre estes, contabilizam-se as camas onde os pacientes estiveram hospitalizados, as roupas por eles utilizadas, o mobiliário que esteve em contacto com os doentes que recebem à alta à medida que vão recuperando ou que falecem, o lixo biológico (por exemplo, agulhas, seringas, lâminas, compressas, material com resíduos orgânicos, ...) e o material reciclável (pilhas, papel, plástico, vidro e aparelhos de vária ordem).

Após a visita aos dois circuitos, os alunos e as professoras almoçaram no Norte Shopping e, à hora marcada, regressaram ao Agrupamento de Escolas de Arouca, com a noção que esta visita foi muito enriquecedora e digna de ser repetida por outros alunos que venham a ingressar no Curso Técnico Auxiliar de Saúde.

0
0
0
s2sdefault