Wavezone – As RFs pelo Mundo…

No passado dia 5 de fevereiro, realizou-se, a partir do auditório pequeno da ESA, uma entrevista, pelos alunos do 10º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, à investigadora espinhense, Andreia Maia Oliveira, que desenvolve o seu trabalho no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear).

A utilização massiva de equipamentos móveis é incontornável na sociedade em que nos integramos, sendo uma ferramenta do dia-a-dia, mesmo em contexto escolar. Para o cidadão comum, termos como “campo eletromagnético” ou “radiofrequência” não são completamente estranhos. Contudo, uma exploração mais próxima facilmente permite concluir da fragilidade com que estes conceitos são dominados. Foi a partir destes pressupostos que, tendo havido abertura e disponibilidade por parte da Doutora Andreia Oliveira, esta entrevista surgiu como um contributo inestimável para o aprofundamento dos conhecimentos que a turma tinha sobre este assunto e para o esclarecimento de dúvidas que foram surgindo à medida que fazia as suas pesquisas.

Diga-se ainda, que esta atividade faz parte do Projeto Wavezone desenvolvido pelos alunos, que visa a recolha e divulgação de informação atualizada capaz de incrementar o conhecimento do público em geral e da comunidade escolar em particular, numa problemática tão fisicamente próxima quanto intelectualmente afastada.

A convite da turma, estiveram presentes na videoconferência via Skype, as turmas 11ºA e 12ºB de Ciências e Tecnologias que colocaram à conferencista questões bastante pertinentes. Contaram também com a assistência técnica da turma de 12ºano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia.

Os presentes foram finalmaente brindados com uma pequena surpresa: a investigadora mostrou numa pequena visita guiada do seu laboratório no CERN. Esta entrevista e os recursos recolhidos contribuirão para a elaboração da página web, WAVEZONE, para que todas as pessoas que não puderam estar presentes na palestra possam assistir à conferência feita via Skype.

 

0
0
0
s2sdefault