Roménia assume a presidência do Conselho da União Europeia

A escassos meses das eleições europeias (maio 2019), desafiamos-te a melhorar ou consolidar o teu conhecimento sobre a EUropa dos cidadãos.

No período compreendido entre janeiro e junho de 2019, a Roménia assume a Presidência do Conselho da União Europeia, sucedendo à Áustria.

A Presidência do Conselho é exercida em regime rotativo pelos Estados-Membros da UE por períodos de seis meses. Durante cada semestre, a Presidência dirige as reuniões a todos os níveis no Conselho, contribuindo assim para garantir a continuidade dos trabalhos da UE no Conselho.

Presidências futuras

  • Presidência finlandesa - 2º semestre 2019
  • Presidência croata - 1º semestre 2020
  • Presidência alemã - 2º semestre 2020
  • Presidência portuguesa - 1º semestre 2021

Curiosidades sobre o Logótipo

O procedimento para a selecção do logótipo foi pensado para estimular a participação dos jovens a expressarem os seus pontos de vista sobre o futuro da UE, apresentando a ideia que têm sobre a Roménia num contexto europeu. O concurso foi ganho por John Dobrinescu, 15 anos, com uma imagem que, apesar de ter sido um pouco melhorada, alude a uma UE em movimento, confiante e dinâmica. Esteticamente, procura ilustrar a forma de um lobo, um animal presente na mitologia da maioria das culturas europeias. Além disso, reafirma as preocupações crescentes relacionadas com a protecção da biodiversidade.

Saber mais sobre a Roménia

0
0
0
s2sdefault