À Mesa com Camilo Castelo Branco, no Restaurante Pedagógico

No passado dia 28 de novembro, realizou-se, no restaurante pedagógico do Agrupamento de Escolas de Arouca, “Saberes do Sabor”, um almoço temático inspirado na obra de Camilo de Castelo Branco, Amor de Perdição, que foi objeto de estudo na disciplina de Português. Este almoço foi organizado, confecionado e servido pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Restauração (Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar), sob orientação dos professores da componente técnica e sociocultural (Clara Almeida, Manuel Mendes, Miguel Barreto, Nelson Silva, Olga Soares e Maria do Céu Brandão).
O estudo da obra em questão foi feito nas aulas de Português, onde os alunos tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos específicos sobre este romance, expoente máximo do Romantismo em Portugal. A história, um triângulo amoroso com final trágico, relata a paixão entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, filhos de famílias inimigas, que preferem morrer a desistir do amor que os une. Mariana, filha do ferrador João da Cruz e cúmplice do amor dos protagonistas, nutre um amor não correspondido por Simão e segue-o até à morte, quando este ia a caminho do degredo, na Índia.

Inspirados nos nomes das personagens, nos lugares por onde passaram e no enredo desta tragédia amorosa, os alunos elaboraram uma ementa que incluía alguns pratos típicos das regiões de onde eram oriundas as famílias Albuquerque e Botelho. “Rivalidades”, “Degredo das Índias”, “Arroz de Perdição” e o cocktail “Amor Eterno” foram alguns do nomes escolhidos para integrar esta “Ementa de Perdição”, que podem conhecer com mais detalhe no documento anexo a esta notícia.
Os clientes que visitaram o restaurante pedagógico neste dia, professores, funcionários, encarregados de educação e outros convidados, foram surpreendidos por este almoço literário e apreciaram as iguarias confecionadas pelos alunos e também pela lição de português associada a este evento.
Por sua vez, os alunos aprenderam mais, aplicando, crítica e criativamente, os conhecimentos adquiridos ao seu contexto profissional e sentiram que todas as aprendizagens fazem sentido quando podem enriquecer as competências pessoais e profissionais de cada um.
Fica AQUI a reportagem fotográfica para quem quiser saber mais sobre esta atividade.

Ementa

0
0
0
s2sdefault