Move-te pela solidariedade

Durante as aulas de DAC deste primeiro período, os alunos dos 8º B, F e H, movidos pelo espírito da solidariedade, dedicaram-se à execução de diversas lembranças, desde pequenos sacos bordados com motivos natalícios em ponto de cruz, a marcadores de livros em tecido, caixinhas de cartão e sabonetes que viriam a servir de moeda de troca na atividade solidária.

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

À Mesa com Camilo Castelo Branco, no Restaurante Pedagógico

No passado dia 28 de novembro, realizou-se, no restaurante pedagógico do Agrupamento de Escolas de Arouca, “Saberes do Sabor”, um almoço temático inspirado na obra de Camilo de Castelo Branco, Amor de Perdição, que foi objeto de estudo na disciplina de Português.

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

Alunos do Curso de Restauração alertam para a Violência Contra as Mulheres

Para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se celebra no dia 25 de novembro, os alunos do Curso Profissional Técnico de Restauração (Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar), turma 11ºH/H1, decidiram interpelar a comunidade escolar sobre o tema, com o intuito chamar a atenção para aquilo que é também uma viloação dos direitos humanos, a violência contra as mulheres.

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

Natal no Clube de Artes

O Natal é uma época alegre, festiva e solidária.
No Clube de Artes, as docentes Graça Peres e Natércia Rodrigues, juntamente com os alunos, criaram vários artigos para comemorar esta época.

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

IPRO no Code Week 2018

No âmbito do projeto IPRO (Iniciação à Programação,1º CEB), o Agrupamento de Escolas de Arouca aderiu ao evento internacional CodeWeek, integrado na “Semana Europeia da Programação”, promovendo a atividade: “Os robots são nossos amigos”.

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

Dia da alimentação no CE de Rossas

O Pólo Escolar de Rossas tem como tema principal para este ano, “Move-te por … um Planeta com Futuro” destacando, as vantagens das Joaninhas na nossa Agricultura Biológica.

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

CE de Rossas comemorou o Dia Mundial do Não Fumador

Dia 17 comemorou-se o Dia Mundial do Não Fumador. Porque esse dia foi sábado esta semana, no Pólo de Rossas,  o “Brocas” andou de sala em sala a alertar os alunos para os malefícios do tabaco (técnica da garrafa fumadora). Esperemos que este alerta seja produtivo e dê frutos no futuro!!

0
0
0
s2sdefault

Clube de Línguas

Está à tua disposição o Clube de Línguas que pretende dinamizar atividades diversas de apoio às aprendizagens no âmbito da língua portuguesa e das línguas estrangeiras.

Podes frequentar este Clube, autonomamente ou acompanhado por um professor.

O Clube de Línguas fica localizado no piso 1, junto à sala 16, no corredor que dá acesso ao pátio das oficinas.

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

Encontro com o autor André Fernandes

No dia 22 de novembro, decorrerá no auditório pequeno da Escola Secundária de Arouca um encontro com o jovem autor André Fernandes. Nesse encontro, que decorrerá em 3 sessões (9.30h, 11.35h e 21h), o escritor irá falar do seu livro "Tia Guida" que é um testemunho narrado na primeira pessoa sobre o último ano de vida de Margarida, a tia que ajudou a criar André, filho de pais separados.

 

0
0
0
s2sdefault

S. Martinho na EB Rossas

Dia 9 de Novembro a EB de Rossas comemorou o S. Martinho. Fizemos os recipientes com material reciclável mas, como o bom tempo não apareceu, apareceram as AEC que nos brindaram com um teatro e quadras alusivas.  Depois, comeram-se as castanhas e brindou-se ao S. Martinho!

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

Feira de outono em Alvarenga

No dia de 3 de novembro, decorreu na EB1/JI de Paço, Alvarenga, a Feira de Outono. Tratou-se de um evento, realizado nas instalações da EB1/JI, que contou com a participação dos diversos membros da comunidade educativa: docentes, não docentes, alunos, famílias, associação de pais e encarregados de educação.

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

Doors to Hell: and the winners are...

On October 31, as is tradition, the AEA celebrated Halloween, challenging students' creativity. The classroom doors were dressed in rigor, with motifs allusive to the date, giving a colorful and artistic touch to the corridors. It was very difficult for the jury to choose a winner.

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

Visita de Estudo “Na Rota do Amor (de Perdição)”

No dia 7 de novembro, realizou-se uma visita de estudo interdisciplinar à cidade do Porto, envolvendo as disciplinas de Português, Área de Integração, Inglês e Serviço RB/CP, destinada aos alunos das turmas 11º F (Curso Técnico Animador Sociocultural), F1 (Curso Técnico Controlo Qualidade Alimentar) e 11º H/H1 (Curso Técnico Restauração).

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

Dia da Alimentação na EB1 da Boavista

A pensar no dia da alimentação, preparamos uma saída de campo: visita ao moinho. Aqui foi possível observar, conhecer e aprender sobre o funcionamento do moinho, o trabalho do moleiro e perceber a transformação dos grãos dos cereais em farinha. Tudo fazia sentido!

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

Pitagórico, novembro/2018

Já saiu o Pitagórico do mês de novembro.

O Pitagórico é um folheto mensal dedicado especialmente à Matemática elaborado pelos alunos das turmas B, F e H do 8º ano no âmbito do Domínio da Autonomia Curricular (DAC).
As edições deste ano letivo podem ser encontradas aqui.

0
0
0
s2sdefault

Xplikamatx

O agrupamento de escolas de Arouca apresenta mais uma medida para promover o sucesso na matemática, o “Xplikamatx”.
Para os estudantes que, querem melhorar a sua preparação para os exames, esclarecerem as dúvidas que ficaram da aula, consolidarem conhecimentos ou serem orientados na resolução do trabalho escolar da disciplina de matemática, o agrupamento oferece um horário, em que disponibiliza vários professores para darem explicações de matemática gratuitamente.
Podem aceder, todos os estudantes do agrupamento, mediante inscrição efetuada no horário disponível (consulte aqui o horário disponível), com antecedência mínima de 24 horas e limitada ao número de vagas. A inscrição pode ser efetuada pelos encarregados de educação ou pelos alunos, na receção da Direção ou aqui.

0
0
0
s2sdefault

Dia Mundial do Turismo

No dia 27 de setembro os alunos da Escola Secundária de Arouca, do Curso Profissional de Técnico de Turismo foram convidados pela Câmara Municipal, a participar numa saída de campo no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo. Esta atividade tinha como título «Turismo em Transformação Digital ».

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

Prémios Ciência Viva Montepio 2018

O Prémio Ciência Viva Montepio Educação 2018 distinguiu o Professor Filipe Ressurreição pela criação da "Oficina da Ciência" no Agrupamento de Escolas de Arouca e pelos modelos inovadores de ensino e aprendizagem das ciências aí implementados, traduzindo-se num programa multidisciplinar de iniciação à investigação científica e promoção do contacto da comunidade escolar com cientistas.

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault

À descoberta do lobo ibérico

Nos seus primeiros passos, no âmbito do projeto “Move-te pelo Lobo Ibérico”, promovido pelas turmas do 2ºA, 2ºB e 3º/4ºC da Escola Básica Nº1 de Arouca, em parceria com a Associação Geoparque de Arouca (AGA), a Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI) e a AGA desenvolveram uma ação de sensibilização ambiental para os alunos das turmas envolvidas, cujas temáticas abordadas foram: A biodiversidade do Arouca( Geopark) e Será o lobo (lobo-ibérico) mau?

Continue a leitura

0
0
0
s2sdefault
  • 1
  • 2