Mais um ano de Escola Embaixadora e mais uma distinção para o AEA!

No dia 29 de junho, as Embaixadoras Seniores do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu [EEPE], Olga Soares e Amélia Rodrigues, estiveram presentes no encerramento de mais uma temporada de EEPE, que teve lugar na Escola Profissional de Aveiro, juntamente com os representantes das restantes 38 escolas de todo o país e ilhas, que este ano integraram o programa.

Presidiu à cerimónia o Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu, Pedro Valente da Silva, que deu as boas-vindas aos participantes e lembrou a importância de iniciativas como esta para a construção e consolidação da cidadania europeia, que deve ter lugar no currículo dos alunos, ao longo de toda a escolaridade. Recorde-se que o combate à abstenção jovem nas eleições europeias que se avizinham é o objetivo mais imediato deste programa. A Drª Alice Cunha, gestora nacional do programa EEPE, fez o balanço da execução do programa EEPE em 2017-2018 e partilhou algumas boas práticas levadas a cabo pelas escolas envolvidas, por si testemunhadas, de norte a sul do país.

Seguiu-se a intervenção dos eurodeputados convidados João Pimenta Lopes e Marinho Pinto, que deram o seu testemunho em relação ao funcionamento do Parlamento Europeu e ao papel dos eurodeputados na aproximação dos cidadãos às organizações europeias. No seu discurso, o eurodeputado João Pimenta Lopes partilhou com os presentes a experiência que teve, a bordo do navio Lifeline com mais de 234 migrantes. Falou das condições difíceis dentro do navio, que se encontrava no Mediterrâneo, ao largo de Malta, sem autorização para atracar em portos italianos, estando em causa a vida de seres humanos. O seu relato foi impressionante e sensibilizou os presentes, ilustrando o drama destes homens, mulheres e crianças, que procuram um sítio melhor para viver.

Por fim, foram entregues as placas distintivas do ano letivo 2017-2018 e os certificados para todos os alunos Embaixadores Juniores e professores Embaixadores Seniores.
Este ano, foram distinguidos o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão e o Agrupamento de Escolas n.º 2 de Serpa, no Alentejo, que se destacaram pela quantidade, criatividade, abrangência, disseminação, impacto e diversidade das atividades realizadas ao longo do ano, pelas parcerias internas e externas estabelecidas, mas sobretudo pelo elevado grau de envolvimento dos jovens embaixadores nas diversas ações, a sua capacidade de serem decisores e reflexivos e pela elevada literacia sobre as questões europeias.
No seguimento das iniciativas levadas a cabo pela Escola Secundária Eça de Queirós, no âmbito do projeto “Move-te por Valores”, foi oferecido a cada escola um exemplar do livro entretanto publicado. No átrio da Escola Profissional de Aveiro, estava patente a exposição com o mesmo nome. O AEA associou-se a esta iniciativa do IPDJ e do EEPE e vai dar continuidade ao projeto “Move-te por Valores”, no próximo ano letivo.

Para estar informado, não deixe de consultar o nosso INFOPOINT.

Fotos

0
0
0
s2sdefault