PES em maio e junho

A equipa PES, Projeto de Educação para a Saúde, dinamizou durante o mês de maio e início de junho, com os seus parceiros, um conjunto de atividades que alertaram a comunidade escolar sobre a importância de cuidar do nosso coração.

Cientes que os jovens estão muito ligados a redes sociais e que estas servem como meio de divulgar/comunicar, a equipa PES criou uma conta no Instagram e no Facebook. Nestas redes foram “postadas” imagens que alertavam para os malefícios de fumar e para a importância da atividade física na prevenção de doenças cardiovasculares e aberto o concurso “Corações em Rede”.
No início de maio, dia 9, os alunos da Educação Especial, com Currículo Escolar Individual, acompanhados pelos respetivos professores e assistentes operacionais, participaram no “VII corta-mato da AICIA-ANDDI”, organizado e dinamizado pela instituição AICIA. Estes alunos, porém, não ficaram só por esta atividade, pois o exercício físico é fundamental na prevenção das doenças cardiovasculares e da obesidade. Assim, também participaram no “Maio, mês do Coração – Torneio de Boccia”, organizado pela Câmara Municipal de Arouca.

A temática da alimentação não foi descurada, pois um coração saudável resulta de uma dieta equilibrada, variada e completa. Preocupados com este assunto, os alunos da turma 10.ºH, Curso Profissional Técnico de Controlo Alimentar, elaboraram e aplicaram aos alunos do 11.º ano, da ESA, o inquérito “A Dieta (Mediterrânica) que faz bem ao coração!”, cujos resultados serão apresentados na página da escola.

Ainda dentro da temática alimentação, no dia 15, no período da manhã, a equipa PES com os alunos do curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, em colaboração com a Formadora Clara Almeida e o Curso Profissional Técnico de Restauração, realizou uma prova cega de pizas “diferentes” para os alunos dos 5.º e 6.º anos da EBA. Os discentes tiveram a oportunidade de provar piza vegetariana, piza com base de brócolos ou base integral, entre outras. Foi um instante alegre e de festa, durante o qual passou a mensagem de que só devemos ingerir este prato em dias especiais e que a piza pode ser saudável desde que contenha ingredientes saudáveis e ingerida na dose certa.

No período da tarde do dia 15, os alunos das turmas A, C e D, do 9.º ano, participaram num pedi paper, organizado e dinamizado pelo PES, com a colaboração do curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, designado por “Heartpaper”. Os alunos realizaram diferentes atividades lúdicas, mas sempre com o objetivo de aprenderem mais sobre o sistema cardiovascular e a prevenção de doenças a ele associadas. Foi vencedora a turma do 9.ºC, que assim poderá usufruir gratuitamente das instalações do Complexo Desportivo de Arouca, pois esta entidade ofereceu 4 entradas a cada aluno para as piscinas ou ginásio.

Os mais jovens do nosso agrupamento estiveram envolvidos na comemoração deste mês, uma vez que, no âmbito do projeto” Hula Hoop”, apresentaram as suas coreografias. Os alunos dos Jardins-de-Infância e os do 1.º ciclo, das Escolas Básicas de Arouca, Burgo, Alvarenga, Canelas, Boavista e Rossas, demonstraram todas as suas habilidades no rodopiar do arco. Foram momentos muito coloridos, genuínos e de grande alegria. Não podemos esquecer que a felicidade e a brincadeira são o melhor “remédio” para o coração. Esta atividade só foi possível graças à oferta dos arcos por diferentes entidades (Câmara Municipal de Arouca, Associação de Pais e Encarregados de Educação de Alvarenga, Associação de Pais e Encarregados de Educação de Ponte de Telhe, Associação de Pais e Encarregados de Educação da Boavista, Junta de Freguesia de Canelas- Espiunca e Delta Cafés.) e pela parceria estabelecida com os cursos Profissionais Técnico de Multimédia e Técnico Animador Sociocultural.

A Escola Básica do Burgo organizou uma “Caminhada pelo coração”. Os alunos fizeram um percurso aprazível e que os mantêm em forma, se realizado regularmente.
Ainda durante este mês, e dentro do mesmo espírito, as professoras bibliotecárias leram e exploraram o livro "Ginástica Animalástica", de Isabel Minhós Martins, no 1º ciclo, um livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o corpo humano/saúde. Na história, a D Girafa, preocupada com o estado a que chegaram muitos animais humanos, decide abrir um ginásio no bairro de Moscavide e, para a ajudar na sua missão, convida um grupo especial de professores que inclui um urso, um leão e uma zebra... O que terão eles para ensinar aos humanos anafados, trôpegos e meio coxos que se inscrevem no ginásio? Os mais curiosos podem encontrar a resposta na biblioteca escolar mais perto de si…

Finalmente, e já no primeiro dia de junho, Dia Mundial da Criança, no âmbito da atividade “Viver a escola”, a equipa PES promoveu um espaço de convívio com música, dança e atividade física. Os alunos saltaram à corda, acompanharam as alunas do curso Profissional Técnico Animador Sociocultural numa coreografia “Hula Hoop” e dançaram diferentes ritmos.
Apesar de ter terminado o programa de “Maio- mês do coração” não significa que podemos deixar de investir em hábitos saudáveis. Este mês serve para relembrar aspetos que previnem certas doenças.

Aqui fica a “álgebra” da vida:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL + ATIVIDADE FÍSICA + CONVÍVIO + BOM SONO = CORAÇÃO FELIZ

Fotos

0
0
0
s2sdefault