O ciclo do linho

No dia 25 de Maio foram desenvolvidas várias sessões sobre o ciclo do linho, no Polo Escolar do Burgo, no âmbito da atividade “Peça do Mês”, desenvolvida ao longo deste ano letivo em todas as bibliotecas escolares do nosso agrupamento.
A atividade foi promovida pela biblioteca escolar e contou com a colaboração da coordenadora da escola, professora Fátima Fonseca; do Atelier de Artesanato Dobalinho (Tropeço), que facultou diversos instrumentos ligados ao fabrico do linho; da professora Marina Perestrelo, do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato, que dinamizou várias sessões ao longo de toda a manhã; e das educadoras e professores da escola, que em sala de aula complementaram a atividade.

Os alunos puderam visualizar a semente e a planta ao vivo, diversas fotografias das várias etapas (desde a preparação da terra para a sementeira da linhaça até ao fabrico do tecidos - tomentos, estopa e linho) e observar o funcionamento de vários instrumentos utilizados.

Desta forma, neste Ano Europeu do Património Cultural, demos mais um contributo para o conhecimento e valorização dos nossos usos e costumes que se pretende preservar.
Afinal, cuidar do património é também uma questão de cidadania.

Fotos

0
0
0
s2sdefault