Alunos do AEA foram Eurodeputados por um dia

No passado dia 24 de maio, vinte e quatro alunos do AEA, Embaixadores Juniores do Parlamento Europeu, acompanhados pelos Professores Olga Soares e Júlio Caseiro, participaram numa Sessão Euroscola, na bela cidade de Estrasburgo, Património Mundial desde 1988 e conhecida como uma das capitais da Europa, devido às inúmeras instituições europeias que alberga, entre as quais o Conselho da Europa, o Parlamento Europeu (dividido com Bruxelas) e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

O concurso “Euroscola” tem como objetivo contribuir para a formação de uma consciência europeia junto dos alunos que frequentam o ensino secundário regular e profissional sobre as possibilidades que lhes oferece a sua cidadania europeia, bem como sobre o papel que o Parlamento Europeu desempenha no processo de decisão europeu.

No hemiciclo do Parlamento Europeu, os nossos alunos ocuparam os lugares dos eurodeputados e debateram e votaram temáticas europeias [meio ambiente e energias renováveis; segurança e direitos humanos; 2018, Ano Europeu do património Cultural; o futuro da Europa; migração e integração; (des)emprego jovem], interagindo em inglês ou em francês com alunos dos demais Estados-Membros da UE.

A aluna do 12ºano Beatriz Figueiredo foi a porta-voz do grupo, apresentando brilhantemente a nossa região (vídeo) e a nossa escola ao público presente no hemiciclo.

Seguiram-se sessões de trabalho nas comissões, debates e votações no hemiciclo, jogos e desafios, que envolveram os cerca de 500 jovens europeus em acesas e longas conversas. Os nossos alunos participaram entusiasticamente nestes trabalhos e mostraram-se bastante interventivos ao assumirem alguns papéis de destaque na sessão parlamentar e interpelando os oradores. O PE respirou energia e juventude e alguns eurodeputados ouviram a voz destes jovens europeístas para perceberem melhor como preparar o futuro da Europa.

Além desta fantástica experiência no Parlamento Europeu, os jovens arouquenses do AEA tiveram o privilégio de fazer uma verdadeira viagem cultural por esta região da Alsácia francesa, vizinha da pacata cidade alemã de Kehl, que também visitaram. Em Estrasburgo, passearam pelas ruas e canais repletos de história e de uma beleza natural e patrimonial ímpar. Desfrutaram do convívio nas praças, esplanadas e parques desta cidade tão acolhedora e cosmopolita, cheia de identidade e carisma, provando assim que a riqueza da Europa está, exatamente, na sua diversidade e nas diferenças culturais, paisagísticas, gastronómicas, religiosas, linguísticas e humanas.

Numa viagem relâmpago de TGV até Paris, a uma velocidade de 320 km/h, houve ainda tempo para uma visita a alguns dos mais emblemáticos lugares da cidade luz: subiram até Montmartre para apreciar a vista da cidade, passearam pela pitoresca Place du Tertre para ver os artistas em ação e deixaram-se impressionar pela Basílica do Sacré Coeur; seguiram para o Arco do Triunfo, desceram os Champs Elysées e estiveram junto do imponente Louvre e ainda da elegante Opéra e do Panteão. Não podia faltar um passeio à beira do Sena para ver os típicos bouquinistes que ladeiam o rio e a majestosa catedral de Notre Dame, dominando a Íle de la Cité, o marco da cidade e centro da capital francesa, onde a cidade medieval de Paris foi fundada.
Esta visita encerrou, da melhor forma, as comemorações da Semana da Europa dinamizadas pelo AEA, entre os dias 9 e 18 de maio.

A cereja no topo do bolo! Perfeito! Inesquecível! Assim se ensina e se aprende a ser cidadão (europeu) no AEA!

Multimédia: Fotos ( Sessão parlamentar | Visita Estrasburgo ), Vídeo da sessão Euroescola ( Vídeo oficial 1, Vídeo oficial 2 )

0
0
0
s2sdefault