Visita de estudo ao Parlamento Europeu e à cidade de Paris

Nos dias de 23 a 28 de abril de 2018, 44 alunos, 6 professores e um assistente operacional do Agrupamento de Escolas de Arouca deslocaram-se ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, a convite do Grupo Parlamentar do PCP. Houve ainda a oportunidade de conhecer três lindas cidades europeias: San Sebástian, em Espanha, e sua a famosa baía, a Baía da Concha; Bruxelas, na Bélgica; e a cidade-luz – Paris.
Chegado a Bruxelas, o grupo foi encaminhado para o Parlamento Europeu e recebido pelo eurodeputado João Pimenta Lopes e um representante português nesta instituição europeia, que explicaram o funcionamento e a constituição da União Europeia. De seguida, visitaram o hemiciclo, onde os deputados de todos os países da União Europeia se juntam para debater assuntos bastante importantes para a sociedade e para o bom funcionamento da organização.

Antes do almoço oferecido pelo PCP no Parlamento Europeu, teve lugar a foto de grupo junto às bandeiras dos países da União Europeia.

Da parte da tarde, realizou-se uma vista ao Fort de Breendonk, campo de detenção nazi, mas pelo caminho ainda houve tempo para uma paragem no famoso Atomium, que representa um átomo de ferro aumentado 165 milhões de vezes. A visita guiada ao Forte de Breendonk durou uma hora e meia. O guia inglês mostrou as salas dos prisioneiros, os beliches, as casas de banho, as solitárias, a sala de torturas, sem esquecer as histórias tocantes que contava enquanto mostrava os cantos daquele lugar triste. Foi, sem dúvida, um dos pontos altos da visita de estudo, pois constituiu uma verdadeira aula de História sobre a Segunda Guerra Mundial e, simultaneamente, foi uma experiência única, todos deveriam ter oportunidade de visitar um local como aquele para melhor conhecer os horrores da guerra.

Antes do jantar, o grupo visitou o centro da cidade de Bruxelas, a Grande-Place, a fonte do Manneken Pis e provou os famosos waffles. O jantar foi servido no restaurante brasileiro Bossa Nova e este foi um momento emocionante, de convívio. O 25 de Abril foi celebrado com a entoação do cântico de Zeca Afonso: “Grândola Vila Morena”.
No dia 26 de abril, a meio da tarde, o grupo chegou à cidade de Paris, em França. Ainda nesse dia visitou os jardins do Trocadero e a Torre Eiffel, tendo subido até ao segundo andar, onde teve a oportunidade de avistar a bonita cidade de Paris.

O último dia de viagem foi passado nesta cidade, com um passeio de bateau-mouche no rio Sena, durante o qual foi possível observar várias pontes e monumentos emblemáticos da cidade, como a ponte Alexandre III (uma das mais bonitas de Paris), a Catedral de Notre Dame, o Museu d’Orsay, a Île de la Cité, entre outros, à medida que o guia ia contando a sua história, ora em francês ora em inglês.

A tarde deste último dia foi passada em Montmartre, com a visita à Basílica do Sacré Cœur, à Place du Tertre e a outros locais de interesse turístico e cultural. No final do dia, e antes de iniciar a viagem de regresso, houve tempo para observar e tirar algumas fotografias às Pirâmides do Louvre, concluídas em 1989, que se encontram no pátio principal do Palácio do Louvre. A Grande Pirâmide serve de entrada principal do Museu do Louvre e tornou-se um ponto de referência para a cidade de Paris.

Os participantes nesta visita de estudo agradecem esta fantástica oportunidade ao Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português e também à Junta de Freguesia de Arouca, à Junta de Freguesia de Moldes, à empresa Delta Cafés e ao curso profissional de Restauração, cujo apoio foi muito importante para levar a cabo todas as atividades realizadas, que tão interessantes e proveitosas foram para a aprendizagem dos nossos alunos. Foi uma experiência única.

Fotos

0
0
0
s2sdefault