DOC: Uma Prova Fotográfica - Inauguração

DOC: UMA PROVA FOTOGRÁFICA, exposição de fotografia analógica P/B, reúne um conjunto de imagens do antigo Clube de Fotografia da Escola Secundária de Arouca, patente na Biblioteca Municipal de Arouca até dia 17 de maio, inaugurou no passado dia 9 com a presença da Professora Ana de Jesus, pela direção do Agrupamento de Escolas de Arouca e da Dr.ª Fernanda Oliveira, vereadora da educação e da cultura da Camara Municipal de Arouca. Neste dia, a exposição contou ainda com a presença do Professor de filosofia, Adriano Sousa e os seus alunos do 9.º ano e com a turma do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, alunos do professor e curador desta exposição.

A exposição encontra-se organizada em três momentos distintos. O primeiro, mostra os espaços e a vivência dos alunos pelo antigo e saudoso edifício da Escola Secundária de Arouca. O segundo, oferece uma visão mais intimista de retratos e reportagens desenvolvidas pelo antigo Clube de Fotografia da Escola Secundária de Arouca, sob a orientação do Professor Júlio Caseiro. O terceiro, leva-nos a percorre geograficamente alguns dos locais e relembrar alguns traços da arquitetura do concelho de Arouca. Por último, também faz parte desta exposição, um espaço dedicado à simulação do laboratório de fotografia analógica onde podemos explorar a imagem-embrião, origem do cartaz desta exposição. A fotografia do cão Oscar foi recebida com muita alegria e entusiasmo pela autora e professora Mónica Candoso que identificou e relembrou os tempos de laboratório fotográfico, agora disponíveis através de uma representação nesta exposição. De facto, como diz Margarida de Medeiros, através da fotografia «poder destacar elementos do observado, de outro modo insignificantes ou impossíveis de observar, condicionou toda a experiência humana.»

Tempo ainda para acrescentar que a exposição é apresentada de forma dinâmica através da disposição das imagens na galeria. Uma experiência da memória que se quer viva e reencontrada com a nova geração de alunos. Um pretérito que ensina uma visão e uma experiência da memória de futuro. Um arquivo é desta forma um lugar onde se vive e morre; onde se destacam elementos muitas vezes sem valor significativo, no entanto, que podem condicionar uma experiência da memória.

Biblioteca Municipal de Arouca / Galeria de Exposições / Entrada gratuita / de segunda a sexta-feira: 10h00 às 18h00 (última admissão às 17h30). Encerra ao fim de semana / Curadoria: Carlos Gonçalves / Largo de St.ª Mafalda, Arouca / Telf.: 256 940 400 / e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

imagens em anexo: créditos: fotos 11.ºF e Biblioteca Municipal de Arouca

Fotos

0
0
0
s2sdefault