HorAESA de 04.05.2018

O programa HorAESA destaca, nesta emissão, o Dia da Língua e da Cultura Portuguesa.

A língua é um código desenvolvido com o intuito de transmitir pensamentos e ideias através da comunicação e interação com todos os indivíduos.
Apresentar um bom uso da língua e todas as suas normas e regras pode fazer com que as pessoas se destaquem em tudo e com todos com quem ela se relacione no dia a dia.
A língua também modifica a forma como nos expressamos e vemos as coisas, como captamos e enviamos mensagens, como interpretamos o mundo e as pessoas.
É por meio da linguagem que o mundo perpetua sua cultura através da escrita, aliás, cultura e linguagem estão correlacionadas. Sem a linguagem o mundo seria vazio. Portanto, a comunicação é a base para as relações humanas sociais.
Os países lusófonos comemoraram no dia 5 de maio, o Dia da Língua Portuguesa.
Esta comemoração, instituída em julho de 2009 no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), pretende celebrar a língua e a cultura lusófona.
A data é assinalada todos os anos com várias iniciativas nos países que falam a língua de Camões (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

O Agrupamento de Escolas de Arouca, à semelhança de anos anteriores, não deixou esta data passar em branco e festejou o dia da língua e da cultura portuguesas com várias iniciativas, quer na Escola Básica quer na Escola Secundária de Arouca. Pretendeu-se celebrar a relevância do idioma como parte da identidade dos povos lusófonos e chamar a atenção para questões culturais da lusofonia.
Os alunos refletiram sobre o português pelo mundo, contactaram com textos literários de autores lusófonos de diferentes nacionalidades e aprenderam a valorizar o pluralismo dos falantes do português.
A língua é um património, faz parte da identidade dos povos que a falam e o português é a quinta língua mais falada no mundo.
De entre as várias atividades realizadas, destacam-se: o “Mural da Língua Portuguesa”, as “Leituras à solta”, E o Concurso “Falar bem, bem falar”, que saiu à rua com o intuito de partilhar com os arouquenses conhecimentos sobre a língua portuguesa.

No programa HorAESA de hoje destacámos este tema, para o qual o professor Vitor Correia convidou a professora Olga Soares – Coordenadora do Departamento Curricular de Línguas do AEA e os alunos Miguel Santos e Bruna Rodrigues (11.º F), Inês Vilela (6.ºA), Maria Dias (6.º C) e Carla Quaresma (6.ºB).
Estas alunas cantaram, em direto, músicas com letras de Fernando Pessoa e Florbela Espanca e leram uma lenda designada “A Ilha de Timor”, retirada de um livro intitulado “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”, de José Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete.
Um agradecimento especial às professoras Florbela Fernandes e Fátima Carmo pela colaboração prestada na elaboração do alinhamento do programa.

0
0
0
s2sdefault