Visita de estudo ao Porto

No dia 24 de abril, as turmas do 9ºano da ESA e do 11ºH (Curso Profissional Técnico de Turismo), deslocaram-se ao Porto, no âmbito das disciplinas de Geografia, História e EMRC, para visitar o Porto de Leixões e a Igreja de São Francisco.

A visita ao Porto de Leixões foi extremamente educativa tendo os nossos alunos contactado in loco com as principais características do transporte marítimo. Tomaram contacto com todas as valências do porto (Terminal de contentores, Terminal de Petroleiros, Terminal Ro-Ro, Terminal Multiusos, Instalações especializadas – Silos, Depósitos e Armazéns -, e Terminal de Cruzeiros), e com algumas curiosidades impossíveis de conhecer sem o saber profundo (e partilhado), das excelentes Guias que os acompanharam. Aprenderam, por exemplo, que: o Terminal de Cruzeiros é o terceiro melhor do mundo; todo o edifício, de forma redonda, é revestido com um milhão de azulejos Vista Alegre – a escolha de azulejo, como material de revestimento, prende-se com dois aspetos: são resistentes aos fortes ventos de Norte que ali se fazem sentir assim como ao salitre; Vista alegre porque foi a única empresa de cerâmica capaz de criar azulejos (de forma hexagonal, mais altos de um lado que do outro e ocos por dentro) com uma forma adaptável à estrutura do Edifício e capaz de simular escamas de peixe; já ganhou vários prémios sendo considerado o melhor edifício do mundo, com mais de mil metros quadrados; por dentro toda a decoração é alusiva ao mar havendo extintores em forma de peixe, sistemas de ar condicionado a parecerem guelras e entradas com o formato de boca de baleia; trata-se de um edifício multifunções(como forma de o rentabilizar uma vez que como terminal de cruzeiros os ganhos são apenas sazonais e prendem-se somente com a quantidade de dias que os navios estão atracados), com sete pisos, quatro dos quais abaixo do nível médio das aguas do mar. Nos três pisos emersos, um é aproveitado exclusivamente para fins turísticos, outro é utilizado pela Universidade do Porto e ocupado por 200 cientistas do Centro de Investigação dos Mares e o último(3ºpiso), funciona como Salão Nobre, contendo um terraço em forma de anfiteatro, e é alugado para vários eventos de moda servindo também de palco para gravar anúncios publicitários de várias marcas de carros.

Depois de visitarem o Porto de Leixões, as turmas dirigiram-se ao Mar Shopping, para um almoço muito rápido, para posteriormente poderem visitar a Igreja de São Francisco, no Porto.
Aspetos relevantes desta Igreja são: foi construída no século XIV, durante o reinado de D. Fernando; tem estilo gótico mendicante – três naves, transepto saliente, cabeceira tripartida -, salientando-se a capela-mor num plano mais profundo e os trabalhos de talha em todo o seu interior; contém o Cemitério Catacumbal; é considerado Monumento Nacional desde 1910 e Património Cultural da Humanidade – UNESCO desde 1996.

Tratou-se de uma Visita de Estudo muito interessante que permitiu, a alunos e professores, aprender muito e alargar horizontes.

Fotos

0
0
0
s2sdefault