Festa da francofonia

A Festa da Francofonia foi comemorada, no Agrupamento de Escolas de Arouca, de 19 a23 de março, de forma a promover a língua francesa e a diversidade cultural. Durante este período, decorreram várias atividades tendo como objetivo envolver toda a comunidade escolar criando um ambiente de festa, convívio e partilha de culturas.


As sessões cinematográficas, ao longo destes cinco dias, revelaram-se um sucesso, dada a diversidade e qualidade dos filmes. Foi possível criar um ambiente muito animado e cinéfilo, graças ao professor e alunos do Curso de Multimédia que se encarregaram das projeções, com um verdadeiro empenho profissional. Foram muitas as turmas que passaram pelo auditório da escola para assistir às sessões de cinema, acompanhadas pelos respetivos professores que se tinham previamente inscrito.

A música francesa foi divulgada através da rádio escola e esteve a cargo da Associação de Estudantes. Este ano ouviu-se em direto uma rádio francesa ” RFM 100% Français ” que suscitou a atenção e a curiosidade dos alunos.

As dez palavras, “Les dix mots ” selecionadas, este ano, para a festa da Francofonia, tiveram uma atenção particular, tendo sido trabalhadas em sala de aula, com a ajuda dos professores e Assistente de Línguas o que permitiu aos alunos dar asas à sua imaginação e criar frases, acrósticos, poesia visual e sopa de letras que foram expostos na vitrina principal da escola.
A gastronomia francesa esteve também presente com um almoço servido na cantina da escola e um outro no Restaurante Pedagógico, elaborado e servido pelos alunos de Restauração, com a orientação dos seus professores.

Também foi elaborado um vídeo denominado ” Télé-Cuisine” que consistiu na confecção da receita francesa-Tarte Tatin. Estiveram implicados nesta atividade o professor e alunos do curso de Multimédia, alguns alunos do curso de Restauração juntamente com a Assistente de Francês e os professores de Francês .

Todas estas atividades propiciaram um ambiente diferente cuja tónica dominante foi o Francês, a diversidade linguística e a importância das línguas na formação pessoal do aluno, numa perspetiva de futuro.

Fotos

0
0
0
s2sdefault