O meio ambiente

O meio ambiente ou, abreviando, o ambiente, inclui o ar, o solo, a água, todos os seres vivos, as estruturas edificadas pelo ser humano e diferentes elementos culturais como as tradições, por exemplo. Temos que ter noção e estar alerta para o facto de ser urgente preservá-lo já que todas as nossas acções têm efeitos agora e no futuro, aqui onde vivemos ou a quilómetros de distância.
Toda a nossa vida e consequente qualidade dependem do modo como interagimos com o meio ambiente. Toda a ação, por mínima que seja, tem uma reação. Logo, não podemos, por exemplo, queimar combustíveis fósseis regularmente e esperar ter, eternamente, um ar perfeitamente puro e respirável. É nosso dever e nossa obrigação cuidar de algo tão importante como a Mãe Terra que nos abraça e suporta, sendo a nossa base de sobrevivência/existência. Temos que ter brio na forma como nos relacionamos com a Natureza, tal como temos nas nossas casas. Da mesma forma que não gostamos de viver numa pocilga, também os animais e restantes seres vivos, não sobrevivem em habitats destruídos e imundos, pelos nossos egoísmo e ganância.
É preciso agir! Por isso, a nossa escola teve a iniciativa de participar ativamente na Comemoração do Dia da Terra, projeto que envolveu vários alunos de diferentes turmas. A atividade consistiu na recolha de jornais no comércio do centro do concelho, para posteriormente transformar em papel e cartão reciclados. O processo passou pelas seguintes fases: o humedecimento do papel de jornal; a sua trituração com uma varinha mágica; a colocação da pasta resultante em redes dos mais variados tamanhos; a transferência desta para um espaço entre paninhos de algodão (pois o algodão é um ótimo absorvente da água em excesso e uma excelente forma de prensar o papel); por fim, colocámos o produto final a secar à luz solar. Alguns alunos tiveram a iniciativa de adicionar trevos e flores para embelezar o papel.
São pequenos gestos como este que podem mudar o Mundo! Contudo, a transformação, primeiro, tem que ocorrer dentro de nós próprios e na nossa maneira de pensar e agir. Só aí, transmitiremos esta energia aos outros e à Terra. Planetas que conseguem possuir vida, apenas o nosso é ainda conhecido, por isso, temos que o tratar realmente bem – cuidar(e amar!),esta Terra que nos deu, tão generosamente, sítio para viver e ser feliz!

0
0
0
s2sdefault