Era uma vez: os alunos do Curso de Animador Sociocultural que foram ouvir contar histórias

No dia 6 de março, durante a Semana da Leitura, os alunos do 10ºF, do Curso de Animador Sociocultural, tiveram o privilégio de ouvir contar histórias da boca de Clara Haddad, escritora e narradora de histórias profissional, especialista em contos da tradição oral mundial, produtora cultural, escritora e atriz. O seu repertório é repleto de relatos tradicionais árabes, brasileiros, portugueses, africanos, contos literários e histórias escritas sob encomenda para ocasiões especiais.

Os alunos deixaram-se prender pelo encantamento das narrativas fabulosas desta contadora de histórias, pelo seu tom de voz melodioso e cativante, pela expressividade do seu corpo, pelos instrumentos musicais mais ou menos bizarros que utilizou para acompanhar as palavras mágicas que ia pronunciando e, como não podia deixar de ser, foram tocados pelas lições de vida e pelas mensagens veiculadas.
No final da sessão, numa longa conversa com Clara Haddad, os alunos puderam colocar-lhe perguntas mais direcionadas para a perspetiva técnica da arte de contar histórias, assunto de grande interesse para a sua área de formação profissional. Com este diálogo os alunos perceberam a importância do domínio de certas técnicas de narração e de comunicação que condicionam o impacto que as histórias têm no seu público.
Na verdade, saber contar histórias também faz parte dos saberes e talentos de um animador sociocultural. Por isso, muitos destes alunos manifestaram vontade de, no âmbito da sua formação técnica, frequentar um workshop dedicado a esta técnica. Quem sabe, um dia …

Fotos

0
0
0
s2sdefault